Banca de DEFESA: ELOINA SANTOS NASCIMENTO

DISCENTE: ELOINA SANTOS NASCIMENTO
DATA: 08/05/2023
LOCAL: (link googlemeet: meet.google.com/pjv-wgtx-syy)
TÍTULO: SENSEMAKING E TOMADA DE DECISÃO NA GESTÃO ESCOLAR DE ESCOLAS PRIVADAS DE SIMÃO DIAS-SE
PALAVRAS-CHAVES: Tomada de decisão. Sensemaking. Gestão escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas

A educação básica como referencial da construção de cidadãos e direito de todos sofreu um impacto significante durante o período pandêmico, em que as escolas foram obrigadas a fechar as portas, abdicando da socialização diária entre seus alunos. Apesar das dificuldades já existentes, os gestores escolares se viram diante de um momento de mediar ainda mais elementos: como a preocupação com a saúde de todos, pensar em estratégias que mantenham o funcionamento da instituição escolar e do processo de ensino aprendizagem, bem como conseguir suportar os desafios no impacto financeiro que a situação trouxe para manter ativas as escolas particulares. Diante desse cenário, que impacta crianças, adolescentes, família, gestores, professores e a própria sociedade, considerando os empecilhos em manter a aprendizagem das futuras gerações, considerou-se importante compreender os sentidos construídos por gestores escolares que motivam sua tomada de decisões nas mais diversas situações, inclusive em situações inesperadas. Visou-se a realização de uma análise sob uma perspectiva mais subjetiva, considerando as singularidades das experiências e personalidade de cada indivíduo que impacta na forma como analisa e cria significados das situações e eventos. Considerando esses pontos, fez-se uso de concepções teóricas do sensemaking (criação de sentidos), da tomada de decisão e da gestão escolar. Para tornar possível uma análise aprofundada nos aspectos subjetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas, em um estudo de casos múltiplos. Quanto à construção de sentidos das gestoras entrevistadas pode-se notar a influência das experiências pessoais e de aspectos da personalidade e emocionais no modo como criam sentido e tomam suas decisões. Já as decisões nem sempre ocorrem de maneira estruturada ou de acordo com modelos de tomadas de decisões pré-estabelecidos, mas são construídas no dia a dia com base na singularidade de cada evento e no processo de sensemaking das gestoras.

Presidente - 2026687 - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO
Interno - 1662887 - MARIA ELENA LEON OLAVE
Externo à Instituição - SIDNEI VIEIRA MARINHO

Notícia cadastrada em: 24/04/2023 15:41