Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUBEM ALVES FIGUEREDO
DATA: 10/04/2023
HORA: 15:00
LOCAL: PROPADM
TÍTULO: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE NO TRADE TURÍSTICO SERGIPANO, PÓLO ARACAJU: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: transformação digital; trade turístico; competitividade; teoria da estruturação;
clientes; dados; valores.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:
O turismo é uma atividade primordial para a economia, geração de empregos, para o surgimento de novos negócios, bem como para o aumento de bens e serviços, pois traz em seu bojo o desenvolvimento de localidades, pelos benefícios que carrega tanto para os turistas como para as comunidades beneficiadas pelo turismo. Percebe-se claramente que a transformação digital alterou o comportamento dos turistas, seja pelo uso de plataformas digitais, para compra e venda de produtos e serviços ou mesmo visualização virtual de áreas a serem visitadas in loco. Em vista disso, uma visão integralizada das estratégias organizacionais é exigida devido aos desafios associados a uma complexa combinação de fatores que envolvem tecnologias, pessoas e organizações. Ou seja, novas maneiras de pensar estrategicamente os negócios. Desse modo, o presente texto, objetiva investigar como os domínios da transformação digital, clientes, dados e valores podem transformar a competitividade do trade turístico sergipano. A teoria da estruturação é uma teoria utilizada nesta pesquisa porque argumenta que agência e estrutura são conceitos distintos, mas inter-relacionados. Um não existe sem o outro. Há uma visão amplificada que traz um relacionamento da tecnologia com as estruturas sociais, exemplo, as tecnologias de informação e comunicação (TIC), aplicadas às organizações. Os construtos utilizados na pesquisa foram clientes, dados e valores. A estratégia utilizada foi a aplicação de um roteiro de entrevista, onde cada empresa foi visitada com horários pré-agendados com os gestores. Quanto a metodologia aplicada, ontologicamente a pesquisa faz uma interação sujeitoobjeto, epistemologicamente ela é indutiva, construtivista e baseada no contexto, quanto ao paradigma é interpretativista, o método é qualitativo por meio do estudo de caso e a técnica de coleta e análise, por um roteiro de entrevista. Dentre os principais resultados encontrados, destaca-se que o trade turístico sergipano em Aracaju, é um setor emergente quanto ao uso de plataformas digitais, bem como necessita de uma proposta de valor que melhorem a competitividade do setor turístico local. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir, não somente para alavancar a competitividade do setor turístico sergipano, mas também para a produção de insghts para futuras pesquisas no setor.