Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO DIÓRGENES LIMA PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 23/02/2023
HORA: 19:00
LOCAL: https://meet.google.com/jch-qzrt-oow
TÍTULO: COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO
ADMINISTRADOR NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0: ESTUDO DAS IES
PARTICIPANTES DO PROGRAMA NE 4.0.
PALAVRAS-CHAVES: Indústria 4.0. Competências. Formação do Administrador.
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:
Em um cenário de grandes transformações globais,cada vez mais o surgimento de novas tecnologias tem gerado reflexos no modo depensar, na forma de trabalhar, e no comportamento das pessoas. A adesão a essas novastecnologias desencadeia significativas mudanças econômicas, sociais, comportamentais,e impacta todos os setores da sociedade, inclusive a educação. Devido à grande escala evelocidade dessa revolução, também conhecida como Indústria 4.0, surge a necessidadede um novo perfil profissional capaz de acompanhar os avanços tecnológicos com ascompetências adequadas para atuar nesse novo contexto. Dessa forma, o presente estudotem como objetivo compreender como os cursos de administração de instituições deensino superior (IES) públicas da região nordeste desenvolvem as competênciasexigidas pela indústria 4.0. Nesse sentido, optou-se por selecionar como amostra asuniversidades públicas participantes do programa “NE 4.0 – Revitalização da IndústriaRegional”. O referido programa, que é executado em parceria com a Superintendênciade Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), visa ampliar a adoção de novastecnologias por parte das indústrias da região, envolve diversos segmentos e busca acapacitação de mão de obra. Além disso, conta com a participação de IES públicas nosestados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas. Para tal, seráadotado um delineamento de pesquisa qualitativa com abordagem exploratória edescritiva, utilizando a metodologia de estudo de casos múltiplos. A coleta de dadosserá realizada por meio de revisão sistemática da literatura, entrevistas semiestruturadase pesquisa documental nos projetos pedagógicos de curso (PPC) das IES participantesdo programa NE 4.0. Pretende-se investigar se o profissional formado em administraçãoestá adequado em suas competências para atuar no contexto da Indústria 4.0 e comoresultado espera-se contribuir para a definição das competências a serem incorporadasno currículo dos cursos futuramente.