Banca de QUALIFICAÇÃO: CESAR AUGUSTO RIZATO

DISCENTE: CESAR AUGUSTO RIZATO
DATA: 22/02/2017
LOCAL: Mini auditório do PROZOOTEC/UFS
TÍTULO: Dinâmica da produção de forragem e do perfilhamento do capim-faixa-branca submetido a alturas de desfolhação
PALAVRAS-CHAVES: Digitaria eriantha, perfilho, ecofisiologia vegetal, persistência da pastagem, Nordeste Brasileiro
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal

O objetivo com este trabalho foi avaliar a produção diária de forragem e dos componentes morfológicos e dinâmica da população de perfilhos do capim-faixa-branca submetido a quatro alturas de desfolhação em duas épocas do ano. Os tratamentos foram constituídos de quatro alturas de desfolhação (25, 35, 45 e 55 cm) e avaliados em duas épocas do ano [maior insolação (setembro a março) e menor insolação (abril a agosto)] no período de janeiro de 2015 a janeiro de 2016. Utilizou-se um delineamento em blocos completos casualizados com quatro repetições. A produção diária de folhas foi maior nas alturas de 35, 45 e 55 cm em relação à altura de 25 cm. A elevação das alturas de desfolhação aumentou a produção diária de colmo, produção diária total e acúmulo diário de forragem. Independente do período de avaliação a senescência diária de folhas aumentou com elevação na altura de desfolhação, sendo maior nas alturas de 45 e 55 cm no período de maior insolação. Independentemente do período de avaliação o índice de utilização reduziu com a elevação na altura de desfolhação, apresentou-se maior nas alturas de 25, 45 e 55 cm no período menor insolação. No período de maior insolação a produção diária de folhas foi menor, enquanto a produção diária de colmo e o acúmulo diário de forragem foi superior no período de menor insolação. A redução na altura de desfolhação aumentou as taxas de aparecimento e mortalidade de perfilhos e reduziu a taxa de sobrevivência de perfilhos. As taxas de aparecimento e mortalidade de perfilhos foram maiores na época de menor insolação. A taxa de sobrevivência, o balanço entre aparecimento e mortalidade, o índice de estabilidade e a densidade populacional de perfilhos aéreos foram maiores na época de maior insolação. Nos dois períodos, a elevação na altura de desfolhação reduziu a densidade populacional de perfilhos basais. Nas alturas de 25 e 35 cm, a densidade populacional de perfilhos basais foi maior no período de maior insolação. As alturas de desfolhação e épocas do ano avaliadas não alteram a estatibilidade da população de plantas, quando molhado, garantindo assim sua persistência. Maiores alturas de desfolhação resultam em menor renovação da população de perfilhos, assim como composição morfológica menos desejável.

Presidente - 2019408 - BRAULIO MAIA DE LANA SOUSA
Interno - 1684100 - JAILSON LARA FAGUNDES
Externo ao Programa - 1562875 - LUIZ FERNANDO GANASSALI DE OLIVEIRA JUNIOR

Notícia cadastrada em: 30/01/2017 16:41