Banca de DEFESA: LUYDSON JAMYSON DO NASCIMENTO SOUZA

DATA: 30/01/2015
LOCAL: Sala 01 do Pólo de Gestão
TÍTULO: Morfogênese do capim Faixa-Branca submetido a adubação nitrogenada
PALAVRAS-CHAVES: Digitaria umfolozii, ecofisiologia vegetal, manejo, plantas forrageiras, produção de forragem.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia

O experimento foi desenvolvido objetivando avaliar as características morfogênicas, estruturais e produtivas do capim Faixa-Branca (Digitaria umfolozii) submetido a adubação nitrogenada, no período de janeiro a junho de 2014. Foram avaliadas cinco doses de nitrogênio: 0, 100, 200, 300 e 500 kg/ha. O fertilizante utilizado foi a ureia, sendo as doses de nitrogênio parcelas em duas aplicações. A primeira foi aplicada em janeiro de 2014, no início do período experimental. A segunda foi aplicada em março, após o primeiro corte das plantas, que ocorreu 45 dias após o início do experimento. Ao longo do período experimental foram realizados dois cortes, a cada 45 dias. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. A adubação nitrogenada não influenciou (P>0,05) o comprimento final das folhas (CFF), a taxa de senescência foliar (TSeF), o número de folhas vivas por perfilho (NFV), a altura das plantas e a relação folha:colmo do capim Faixa-Branca, apresentando, respectivamente, valores médios de 26,9 cm; 0,77 cm/perfilho dia; 4,2 folhas/perfilho; 43,4 cm e 1,04.As taxas de aparecimento e de alongamento de folhas, a densidade populacional de perfilhos e os acúmulos de forragem, de folhas, de colmos e de material morto do capim Faixa-Branca foram influenciadas de maneira quadrática positiva (P<0,05) pelas doses de nitrogênio. De maneira geral, a elevação na quantidade de nitrogênio aplicada elevou os valores destas taxas, atingindo pontos de máximo com doses entre 300 e 400 kg/ha, segundo os respectivos modelos ajustados. O filocrono e a duração de vida das folhas foram afetados de maneira quadrática negativa (P<0,05) pelas doses de nitrogênio. De maneira semelhante, a elevação na quantidade de nitrogênio aplicada diminuiu os valores destas taxas, atingindo pontos de mínimo com doses entre 300 e 400 kg/ha, segundo as respectivas equações ajustadas. A taxa de alongamento de colmo aumentou linearmente com a dose de nitrogênio. O capim Faixa-Branca apresenta maior renovação de tecidos e produtividade quando adubado. A melhoria nas características produtivas do capim Faixa-Branca atingem valores máximos com doses de nitrogênio em torno de 300 e 400 kg/ha.

Presidente - 2019408 - BRAULIO MAIA DE LANA SOUSA
Interno - 1541968 - ALFREDO ACOSTA BACKES