Banca de DEFESA: DAMI DÓRIA NARAYANA DUARTE

DISCENTE: DAMI DÓRIA NARAYANA DUARTE
DATA: 19/02/2016
LOCAL: Sala de Vídeo Conferência - Departamento de Engenharia Elétrica
TÍTULO: Um estudo da relevância da dinâmica espectral na classificação de sons domésticos
PALAVRAS-CHAVES: sons domésticos, GMM, MFCC, delta MFCC, dinâmica espectral, monitoramento doméstico, HMM, simbolização, PEEB.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Este trabalho é um estudo da característica da dinâmica espectral em sinais sonoros, numa análise para verificar as regularidades que podem ser modeladas em sons tipicamente domésticos, com o objetivo de classificá-los. O ponto de partida é o trabalho de Sehili et al. [1], no qual é proposto um sistema de classificação de sons domésticos baseado em GMM. O sistema de Sehili é reproduzido neste trabalho como marco zero na análise da dinâmica espectral, seguindo o mesmo roteiro dos experimentos, uma taxa de reconhecimento de 73\% é obtida. A partir daí, três conjuntos de experimentos são realizados, organizados de forma que, a cada novo experimento, uma técnica -- que destaca um aspecto diferente da dinâmica espectral -- seja incorporada. A primeira técnica analisada é a inserção da informação de gradiente discreto dos vetores de características, estratégia que representa uma análise de dinâmica espectral local e que resulta num aumento perceptível na taxa de classificação. O próximo experimento é realizado com um classificador baseado em HMM, no qual a informação de dinâmica espectral deve ser codificada na matriz de probabilidades de transição de estados do modelo. Os testes com o HMM não resultam em melhora na taxa de reconhecimento das classes de sons. O último experimento é baseado num extrator de características proposto pelo autor, chamado de Padrões de Envelopes de Energia por Banda (PEEB). O PEEB é um extrator que destacam os padrões de evolução espectro-temporais do sinais. Nos testes de reconhecimento de sons domésticos, o sistema de classificação baseado numa combinação das estratégias PEEB, MFCC e GMM resultaram numa melhora significativa em relação a todos os outros sistemas testados. Conclui-se, com base nos resultados, que a dinâmica espectral dos sinais da base estudada desempenha um papel relevante na tarefa de classificação. No entanto, as maneiras de extração da informação de dinâmica espectral estudadas neste trabalho não são definitivas, pois podem ser desenvolvidas. Por exemplo, no caso do PEEB nota-se que a taxa de classificação é dependente da classe sonora, sugerindo formas mais elaboradas de fusão das características PEEB e MFCC para cada classe.

Presidente - 2527554 - HENDRIK TEIXEIRA MACEDO
Externo à Instituição - JANIO COUTINHO CANUTO
Externo ao Programa - 1194034 - LEONARDO NOGUEIRA MATOS
Externo à Instituição - TIAGO FERNANDES TAVARES