Seleção de Pós-Doutorado / Selection for Postdoctoral fellowship

EDITAL N° 07/2013 DO PROEE PARA SELEÇÃO PARA PÓS-DOUTORADO

(If you cannot understand Portuguese, please write to proee.ufs@gmail.com and we will be glad to give you all the necessary information)

Considerando a aprovação em reunião do Colegiado, em 11/09/2013, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica torna público o presente Edital, através do endereço eletrônico http://www.posgraduacao.ufs.br/proee, que estabelece as normas do Processo Seletivo para concessão de uma vaga com bolsa de Pós-Doutorado sob a supervisão de um docente permanente no PROEE. A vaga é destinada ao desenvolvimento de pesquisa científica em uma das seguintes linhas de pesquisa do programa:

• Automação Inteligente: as atividades da linha de pesquisa “Automação Inteligente” consistem na análise, síntese e implementação de sistemas inteligentes associados à automação, com ênfase em robótica, processamento de sinais, reconhecimento de padrões, biometria, otimização, inteligência artificial, instrumentação eletrônica, automação de sistemas industriais, automação de sistemas elétricos, redes de comunicações, etc.

• Controle de Processos: as atividades da linha de pesquisa “Controle de Processos” consistem na análise, síntese e implementação de novos controladores e novas abordagens de sistemas de controle, com ênfase em controle digital, preditivo, robusto, sistemas não lineares, detecção de falhas, controle supervisório, etc.

O PNPD/CAPES, Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES. Embora os bolsistas inscritos na modalidade C possam interromper as atividades decorrentes de vínculo empregatício, e retomá-las após o encerramento da bolsa, nenhum bolsista PNPD/CAPES pode desenvolver atividades profissionais concomitantes à bolsa, sob pena de lhe ser imputada a obrigação de restituir à CAPES os valores recebidos acrescidos de multa e juros.

A bolsa PNPD/CAPES consiste no pagamento de mensalidades de R$ 4.100,00 diretamente ao bolsista. A tabela-resumo abaixo descreve as principais características de cada uma delas, mas recomenda-se fortemente que os candidatos leiam atentamente o Regulamento a fim de conhecerem os pormenores de cada modalidade.

Modalidade de Bolsa

Vínculo Empregatício

Duração Máxima da Bolsa

A

Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e portadores de visto temporário

Até 60 meses

Estrangeiros residentes no exterior

Até 60 meses

C

Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e empregados como docentes em IES ou pesquisadores em instituições públicas de pesquisa

Sim (com afastamento das atividades e não pode ser docente da UFS)

Até 12 meses

INSCRIÇÕES

Poderão concorrer à vaga de Pós-Doutorado no PROEE/POSGRAP recém-doutores (com até 3 anos de defesa de doutorado) e pesquisadores produtivos, desde que portadores de título de doutor em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação e áreas afins (critério este a ser decidido pelo Colegiado do PROEE, considerando o Documento de Área de Engenharias IV - CAPES).

As inscrições serão realizadas, por e-mail, usando o endereço eletrônico proee.ufs@gmail.com, até que a vaga seja preenchida e enquanto a CAPES mantiver a bolsa disponível para ser utilizada.

Mais informações no EDITAL em anexo.

Notícia cadastrada em: 22/09/2013 13:07