Banca de QUALIFICAÇÃO: ULYSSES DE BRITO CRUZ

DATA: 28/02/2013
LOCAL: Laboratório de Informática do DEL-Departamento de Engenharia Elétrica
TÍTULO:

Implementação e Desenvolvimento de um Projeto Eólico no Brasil.

PALAVRAS-CHAVES:

Geração Eólica, Viabilidade de Projetos Eólicos.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

A energia oriunda dos ventos tem se mostrado relevante não apenas por ser uma fonte de energia limpa e renovável, mas também por ser viável economicamente. Atento a esse cenário, o Brasil vem procurando diversificar sua matriz energética com a implantação da energia eólica em larga escala como fonte alternativa sustentável. Clima e relevo aqui existentes contribuem para concentração dos ventos. Além disto, a função complementar da energia eólica em relação à energia hidrelétrica e a redução do custo médio de produção surgem como principais atrativos à realização de novos investimentos no setor. Primeiro passo para isso foi dado com a criação do Novo Modelo do Setor Elétrico, porém não foi o bastante. Entraves de ordem técnica, contratual, ambiental, regulatório e governamental, precisam ser eliminados ou reduzidos. Dados recentes consolidados pela ANEEL apontam que até 2015 estão previstos para entrar em operação no Brasil 8.579,45MW de fonte eólica. Contudo, deste total, apenas 27,17% dos projetos estão com a licença ambiental vigente e cronograma de obras em dia. A maioria dos projetos (72,83%) apresenta problemas relacionados, por exemplo, a obras não iniciadas, com atraso ou paralisadas por causa da suspensão do processo de licenciamento ambiental, solicitação de revogação da autorização, demandas judiciais e declaração de inviabilidade ambiental do empreendimento. Este trabalho procura investigar os aspectos que se afiguram mais relevantes na implementação e no desenvolvimento de um projeto eólico, apresentando soluções que eliminem ou atenuem os entraves comumente identificados, visando contribuir para fixação da fonte eólica na matriz energética brasileira.

Interno - 1663456 - ANDREA ARAUJO SOUSA
Externo à Instituição - ELIANE APARECIDA FARIA AMARAL FADIGAS