Banca de DEFESA: KLEBER TARCISIO OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: KLEBER TARCISIO OLIVEIRA SANTOS
DATA: 28/02/2018
LOCAL: Sala de Seminários do DComp
TÍTULO: Uma abordagem unificada para especificar e checar restrições em múltiplas linguagens de programação no contexto de um Juiz On-line
PALAVRAS-CHAVES: juiz on-line, ensino de programação, avaliação automática de programação, análise estática de código-fonte
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

O processo de ensino e aprendizagem da programação de computadores é uma tarefa complexa que requer bastante prática e criatividade. Geralmente há inúmeras soluções para um mesmo problema. Por isso, o aluno precisa que suas soluções sejam avaliadas rapidamente visando um aprendizado mais ágil e eficaz. Para enfrentar esses desafios, os professores e alunos podem contar com recursos provenientes da evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação. Os ambientes de aprendizagem virtual e os sistemas de juiz on-line são alternativas atrativas utilizadas nesse contexto. Este trabalho apresenta uma abordagem unificada de especificação e checagem de restrições de código-fonte. Apesar das ferramentas atuais serem capazes de indicar se o programa produziu a saída esperada a partir de uma entrada fornecida, nem todas são capazes de determinar se o aluno utilizou (ou não) determinada construção de linguagem de programação, como por exemplo criar uma função e utilizá-la no programa. Entre as que são capazes, existem problemas que foram sanados na abordagem proposta neste trabalho, como: facilidade de uso, abordagem unificada e grau de flexibilidade. Além disto, este trabalho conta com uma análise da base de dados do The Huxley com o objetivo de descobrir quais são as principais restrições de código-fonte utilizadas pelos professores e atendidas pelos alunos. Esta análise foi feita em conjunto com um survey aplicado aos professores de introdução à programação com o propósito de conhecer as principais restrições que seriam utilizadas por eles se possuíssem uma ferramenta de especificação e checagem de restrições.

Presidente - 1335451 - ALBERTO COSTA NETO
Interno - 2027113 - ANDRE BRITTO DE CARVALHO
Externo à Instituição - RODRIGO DE BARROS PAES

Notícia cadastrada em: 29/01/2018 10:57