Banca de DEFESA: OTÁVIO MANOEL PEREIRA SIQUEIRA

DISCENTE: OTÁVIO MANOEL PEREIRA SIQUEIRA
DATA: 17/08/2017
LOCAL: Sala de Seminários - DCOMP/PROCC
TÍTULO: AIKI ECOSYSTEM ARCHITECTURE: UMA PROPOSTA DE ARQUITETURA DE ECOSSISTEMA DE SOFTWARE DE REFERÊNCIA PARA A ÁREA DA SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Ecossistema de Software, Arquitetura de Software, Padrões, Interação.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

A crescente pressão pelo aumento da qualidade dos serviços de saúde, bem como a necessidade de redução dos custos, tem feito com que as organizações de saúde adotem, cada vez mais, o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), através do desenvolvimento e adoção de Sistemas de Informação em Saúde (SIS) para os mais diferentes fins. Com isso, o ambiente tecnológico das organizações cresceu em tamanho e complexidade. Entretanto, a implantação e adoção de SIS nem sempre é uma tarefa de fácil execução. A existência de inúmeros padrões, muitas vezes difíceis de serem utilizados, de sistemas legados e de um ambiente em constante transformação representam grandes desafios. Adicionalmente, a grande carência por essas aplicações faz com que as organizações de saúde não consigam criar todas as soluções que precisam, sendo inevitável a aquisição de SIS de terceiros. Conceitos como Arquitetura de Software e Ecossistemas de Software podem auxiliar no gerenciamento desses ambientes. Nesse contexto, esse trabalho apresenta a AiKi Ecosystem Architecture, uma arquitetura de ecossistema de software de referência, que tem como objetivo definir regras para a criação e adoção de SIS em organizações de saúde, bem como estabelecer critérios para a interação entre os SIS e as pessoas que fazem parte desse ambiente. Uma análise, através de uma sugestão de aplicação foi realizada no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, demonstrando a utilização e viabilidade da arquitetura proposta.

Presidente - 2685432 - ADICINEIA APARECIDA DE OLIVEIRA
Interno - 1780222 - MICHEL DOS SANTOS SOARES
Externo à Instituição - RUI PEDRO CHARTERS LOPES RIJO

Notícia cadastrada em: 01/08/2017 16:17