Noticias

Aula Inaugural do PROCC no período 2016-1 :: 30/03/16, 15h :: Auditório do DCOMP/PROCC, ao lado do Espaço Vivência da UFS.br

Palestra: Visão do Mestrado em Computação e o Perfil Desejado ao Aluno de Sucesso

Resumo: Antes de iniciar um Mestrado, o candidato deve saber o que lhe espera. Em especial, um Mestrado Acadêmico é ideal para quem adora estudar e tem curiosidade sobre a sua área de atuação. Para quem se planeja e tem a possibilidade de estudar diariamente. Para quem gosta muito de pesquisar, domina o inglês e tem facilidade com um terceiro idioma.  E como mapear o seu planejamento para concluir o Mestrado com sucesso em apenas 24 meses? No PROCC, algumas metas devem ser alcançadas: cumprir 24 créditos em disciplinas ou atividades, demonstrar proficiência em inglês (via TOEFL, EPLE, etc), publicar em veículos (conferências ou periódicos) classificados com Qualis (A1, A2, B1..B5) em Ciência da Computação (CC) e escrever a sua Proposta de Dissertação nos primeiros 11 meses do Mestrado. Além de ter essa Proposta aprovada por um avaliador externo até o 12º mês. Quais são as atividades que podem gerar créditos? A própria publicação de artigos, a prática de docência (como Prof. Voluntário da UFS), a construção da sua Proposta de Dissertação durante o Trabalho Individual com o seu orientador, entre outras. O que se deve saber das normas que regem o PROCC? Todas as informações sobre prazos e requisitos obrigatórios estão transparentes e públicas em nosso sítio Web via links para consultar processos seletivos, projetos de pesquisa em andamento, o Qualis em CC, o calendário, horário de disciplinas, o regimento, instruções normativas, atas, portarias, formulários, etc. Mesmo assim, se ainda tenho dúvidas, quem devo procurar? O mestrando deve sempre interagir, nessa ordem, com o seu orientador, os representantes discentes, o secretário e o coordenador (ou coordenador adjunto) do PROCC. Também deve colaborar com colegas e professores em coautorias dos seus trabalhos em andamento. O Mestrado do PROCC é gratuito e ainda posso receber bolsa? Sim, há 17 bolsas para os melhores classificados nas 3 linhas de pesquisa: Computação Inteligente, Engenharia de Software e Redes/Sistemas Distribuídos.  Posso entrar no PROCC antes de concluir a graduação? Ou simplesmente para "experimentar" um Mestrado Acadêmico? Sim, existe um edital para Aluno Especial que possibilita, durante um ano, o aluno cursar até duas disciplinas por semestre. Inclusive, antes de entrar no PROCC, o candidato já deve sondar os possíveis professores orientadores da sua linha de pesquisa. Além de combinar com colegas da graduação de estudarem juntos para a prova do POSCOMP. Por fim, o Mestre em Ciência da Computação formado pelo PROCC estará apto a fazer pesquisas científicas com o intuito de realizar inovação e transferência tecnológica (via empresas, órgãos governamentais ou de fomento) ou ministrar aulas em faculdades e universidades. E, em consequência, assumir postos de comando, tomar decisões e formar opiniões sobre as Ciências da Computação na região. Portanto, bons caminhos os esperam no PROCC/UFS...

Sejam muito bem-vindos!

Visão do Mestrado em Computação e o Perfil Desejado ao Aluno de Sucesso