A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Noticias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GESSICA NATALIA ANDRADE LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GESSICA NATALIA ANDRADE LEAL
DATA: 08/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde (GEPPS- UFS)
TÍTULO: Percepções sobre a Tutoria no Ensino Médio e saúde de Professores Tutores da cidade de Aracaju-SE.
PALAVRAS-CHAVES: tutoria; professores; percepções; saúde docente; psicologia da saúde.
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A Tutoria é uma das estratégias utilizadas nas Escolas de Ensino Médio em TempoIntegral e se caracteriza como uma função na qual um professor acompanha osestudantes ao longo da trajetória escolar. Em Sergipe, o Tutor é caracterizado comopessoa de referência para lidar com as questões socioemocionais dos alunos. Um dosproblemas disso é que tais profissionais podem não se sentirem capacitados o suficientepara manejarem essas questões, o que pode afetar negativamente a saúde dosprofessores. Diante disso, o objetivo geral desta dissertação é investigar possíveisimplicações da Tutoria para a saúde docente, através das percepções dessesprofissionais e que servirão de base para a construção de um material psicoeducativovoltado aos Professores Tutores. Para isso, a dissertação será composta por três estudos.O Estudo 1, já realizado, consiste em um texto teórico crítico, cujo objetivo é analisarcriticamente o exercício da Tutoria através da identificação de fatores que podemcontribuir para o adoecimento físico e mental dos professores que exercem essa função.O Estudo 2 (a ser realizado), buscará explorar as percepções dos Professores tutoressobre a Tutoria, principalmente em relação às dificuldades enfrentadas, suas crenças deautoeficácia e possíveis impactos percebidos na saúde. O Estudo 3 (a ser realizado) temcomo finalidade construir um material psicoeducativo, a partir dos dados do Estudo 2,que possa aumentar as habilidades dos Professores Tutores quanto ao manejo dasquestões emocionais e psicológicas dos alunos. Espera-se que a pesquisa possacontribuir para a literatura da área e auxilie no planejamento de intervenções.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2519141 - ANDRE FARO SANTOS
Externo à Instituição - JORDANA WRUCK TIMM
Interno - 2571094 - LAVINIA TEIXEIRA DE AGUIAR MACHADO

Notícia cadastrada em: 01/04/2024 07:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f