Banca de DEFESA: MARA DANTAS PEREIRA

DISCENTE: MARA DANTAS PEREIRA
DATA: 01/09/2022
LOCAL: Departamento do PPGPSI
TÍTULO: Autoeficácia, mindfulness, autocompaixão e sintomas psicológicos em estudantes do ensino superior com possíveis sinais de dislexia: um estudo sob o olhar da psicologia positiva
PALAVRAS-CHAVES: Dislexia; Saúde mental; Autoeficácia; Atenção plena; Autocompaixão.
ÁREA: Psicologia

Esta dissertação teve como objetivo investigar a relação entre autoeficácia, mindfulness, autocompaixão e sintomas psicológicos em estudantes do ensino superior com possíveis sinais de dislexia, sob o olhar da Psicologia Positiva. Para responder tal objetivo, no primeiro momento, realizou-se três estudos teóricos para discutir as contribuições da psicologia e da educação inclusiva no campo da dislexia; bem como refletir as possíveis interlocuções entre autoeficácia, mindfulness e autocompaixão em psicologia positiva na educação superior, e por fim, realizar uma reflexão teórica sobre a dislexia, inclusão e saúde mental na educação superior. No segundo momento, elaborou-se três artigos de revisões integrativas e sistemáticas, intentando-se analisar os estudos empíricos que investigam os fatores associados à autoeficácia, ansiedade e depressão em estudantes com dislexia, baseando-se nas diretrizes PRISMA; assim como revisar sistematicamente as publicações sobre intervenções baseadas em mindfulness para estudantes com dislexia; e por último, revisar a produção científica, em busca de reunir evidências empíricas sobre autocompaixão em estudantes universitários. A partir dessa construção, por fim, foram elaborados dois estudos empíricos, pretendendo rastrear em estudantes de uma universidade federal brasileira, os possíveis sinais de dislexia através da avaliação de história de leitura; como também analisar a correlação e mediação entre a autoeficácia na formação superior, autocompaixão, mindfulness e a ocorrência de sinais/sintomas de transtornos mentais comuns e de dislexia em estudantes brasileiros. Este estudo constatou que grande parte da amostra de estudantes universitários matriculados nos cursos de graduação da Universidade Federal de Sergipe apresentou sinais de dislexia. Assim, é necessário oferecer recursos positivos para eles enfrentarem os desafios que surgirem no percurso acadêmico. Isto posto, a autocompaixão se sobressaí dos demais construtos positivos estudados, pois desempenha o papel preditor da autocrítica severa associada ao adoecimento psicológico nesta população, e auxilia ainda o estudante a lidar com a mesma originada pelas dificuldades na universidade.

Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JÚLIA BEATRIZ LOPES SILVA
Interno - 2571094 - LAVINIA TEIXEIRA DE AGUIAR MACHADO

Notícia cadastrada em: 11/08/2022 11:11