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Banca de DEFESA: IARLEY PEREIRA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IARLEY PEREIRA DE SOUSA
DATA: 20/06/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS À PERMANÊNCIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UM ESTUDO DA REALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CCJS/UFCG
PALAVRAS-CHAVES: Educação inclusiva; Ensino Superior; Pessoas com deficiência; Ações afirmativas.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:

Esta tese tem como tema: “O enfrentamento dos desafios à permanência das pessoas com deficiência no ensino superior brasileiro: um estudo da realidade dos cursos de graduação do CCJS/UFCG.” No Brasil, vigora a Lei n.º 12.711/12, que estabeleceu regras para o sistema de quotas para o ensino superior e técnico. Em 28 de dezembro de 2016, é publicada a Lei n.º 13.409, que altera a Lei n.º 12.711/12, incluindo no rol dos tutelados por este instrumento legal, as pessoas com deficiência. Este fato representa importante conquista para uma parcela da população historicamente vitimada pela segregação e pela exclusão social. No entanto, o censo da educação superior do país aponta que, em 2016, a taxa de evasão das pessoas com deficiência no ensino superior era de 27%. A Declaração das Nações Unidas sobre a educação e formação em matéria de Direitos Humanos, de 12 de fevereiro de 2012, apresenta marcos constitutivos da educação (acessibilidade, aceitabilidade, disponibilidade, adaptabilidade). Esta pesquisa pretende responder o problema: A execução da educação inclusiva no CCJS/UFCG, considerando os marcos constitutivos, seria um dos desafios a permanência das pessoas com deficiência nos seus cursos de graduação? Frente a esta problemática têm-se a intenção de defender a tese de que a possível ausência da implantação dos marcos constitutivos para a educação inclusiva seria um desafio à permanência dos discentes com deficiência, nos cursos do CCJS/UFCG. O objetivo geral da pesquisa é analisar se a forma como a educação inclusiva é praticada nos cursos de graduação do CCJS/UFCG apresenta-se como um desafio para a permanência das pessoas com deficiência nestes mesmos cursos. São objetivos específicos: discorrer sobre a história da educação inclusiva e suas bases legais, a nível nacional e internacional; identificar os principais desafios percebidos pelos discentes com deficiência dos cursos de graduação do CCJS/UFCG, sejam oriundos do sistema de cotas ou não e discutir a efetivação das políticas afirmativas para as pessoas com deficiência no âmbito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa. Quanto ao tipo, a pesquisa é descritiva. Elegeu-se dois instrumentos de coleta de dados: uma entrevista semiestruturada, seguindo a concepção de entrevista compreensiva, proposta por Kaufmann (2013) e um questionário que abordará os marcos da educação inclusiva. A amostra está dividida em quatro grupos: discentes com deficiência (04 participantes), egressos com deficiência (02 participantes), discentes evadidos (02 participantes), servidores no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFCG (02 participantes). Os dados coletados foram discutidos por meio da análise de discurso de Foucault. Pretende-se que os resultados apresentados possam auxiliar as pessoas com deficiência em seus processos internos em vistas de sua permanência do ensino superior público, através da elaboração de uma proposta de enfrentamento dos desafios identificados a ser oferecida a UFCG, além de apresentar uma pequena contribuição ao universo da discussão sobre os direitos educacionais das pessoas com deficiência e da Educação, como ciência e profissão.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Interno - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Presidente - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Externo à Instituição - Jacyara Farias Souza Marques
Externo à Instituição - Nozângela Maria Rolim Dantas

Notícia cadastrada em: 19/05/2023 11:11
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