Banca de DEFESA: JISELDA MEIRIELLY DE FRANÇA

DISCENTE: JISELDA MEIRIELLY DE FRANÇA
DATA: 26/05/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL DA DIVERSIDADE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO DE DOCENTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL (EMEF)
PALAVRAS-CHAVES: Representações sociais. Diversidade de Gênero. Identidade. Interseccionalidade.

Tendo como referência a abordagem feminista, de gênero e intersecional, intenta-se nesta pesquisa desvendar as representações sociais de docentes sobre dimensões da diversidade (raça, gênero, classe) tendo em vista a ampliação de direitos e da cidadania de alunos/as da Escola Municipal do Ensino Fundamental (EMEF).O estudo tem como questões norteadoras: Como são construídas e reproduzidas sociais de gênero dos/as docentes do ensino fundamental? Quais as representações sociais dos/as docentes sobre barreiras e preconceitos enfrentados por discentes com relação aos marcadores sociais? Quais as concepções reproduzidas nos materiais didáticos/pedagógicos (multimídia, livros, entre outros) adotados por docentes? em consonância com as questões, objetivos e pressupostos teóricos enunciados, optou-se, pela metodologia qualitativa em educação, na modalidade de ‘estudo de caso’, com foco nos processos vivenciados por docentes para subsidiar a compreensão do objeto de estudo. Para a recolha dos dados empíricos, foram utilizadas várias fontes de informação: bibliografia/revisão da literatura pertinente, contemplando contribuições teóricas de autores que abordam o tema; documentos como: catálogo eletrônico de Teses e Dissertações da Capes, sobre o tema produzidas em Cursos de Pós-Graduação em Educação no Brasil, para a elaboração do estado da arte no marco temporal de 2018-2022; Diretrizes e Projeto Político Pedagógico da escola, entre outros. Foram priorizadas fontes orais, optando-se por entrevistas semiestruturadas com 22 docentes 18 mulheres e 4 homens, para captar relatos de experiencias; a observação participante e o diário de campo na inserção da pesquisadora com o grupo observado para partilhar o seu cotidiano e unir o objeto ao seu contexto, contrapondo-se ao princípio de isolamento no qual fomos formados. Os resultados apontam para um processo multidimensional de construção de representações sociais sobre a diversidade de gênero, mediado pela escola, sociedade e trabalho profissional. Emerge a importância de algumas mudanças no cenário escolar para que se reverta um quadro de discriminação na escola, focalizando a formação continuada de professores numa perspectiva da diversidade e a criação de novas estratégias e politicas a fim de se trabalhar sobre os temas no ensino brasileiro. Pensar uma educação escolar que integre questões dos marcadores das desigualdades, significa progredir na discussão a respeito das desigualdades sociais, das diferenças raciais e de outros níveis e no direito de ser diferente, ampliando, assim, as propostas curriculares do país, buscando, então, uma educação mais democrática.

Interno - 00.000.000/0000-00 - ALICE MARIA JUSTA FERREIRA MENDONÇA
Externo à Instituição - JOSEFA LUSITÂNIA DE JESUS BORGES
Presidente - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ

Notícia cadastrada em: 11/05/2023 08:40