Banca de DEFESA: ADENILDE DE SOUZA DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADENILDE DE SOUZA DANTAS
DATA: 31/05/2023
LOCAL: meet.google
TÍTULO: A CLASSE UNE, O GÊNERO SEPARA: MULHERES NO COMANDO SINDICAL DA EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES DE GÊNERO
PALAVRAS-CHAVES: Educação; mulheres presidentas nos sindicatos da educação; relações de gênero; resistência.
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as trajetórias de mulheres no comando de sindicatos da educação, que ocupam ou ocuparam cargos de presidentas nessas organizações, destacando as relações de gênero e poder e a construção de identidades. Os pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético em interlocução com as teorias feministas e de gênero orientam as análises do objeto, centrado nas relações de gênero presentes no contexto do sindicalismo da Educação Básica brasileira. A metodologia qualitativa mostrou-se eficaz particularmente para exploração do campo temático, mediante a consulta a várias fontes de informação como: Revisão da literatura/levantamento bibliográfico; documentos do Banco de Teses Dissertações da Capes, do Portal de periódicos da Capes, com a finalidade de mapear trabalhos nacionais e internacionais relevantes sobre as mulheres no comando dos sindicatos de docentes; Observação das atividades sindicais e das notícias coletadas de forma virtual a partir dos sites oficiais, das redes sociais (Instagram, facebook e Tik Tok) dos cinco sindicatos da região norte e vídeos no Youtube sobre as atividades desses sindicatos. Documentos dos sindicatos como: teses dos congressos e caderno de lutas sindicais dos últimos 05 anos, estatutos das entidades ou regimento interno, a fim de observar as concepções políticas adotadas, listas atualizadas referente à composição das diretorias executiva dos sindicatos da educação; Fontes orais, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 08 mulheres divididas em dois grupos: a) 05 presidentas de sindicatos da educação na região norte do Brasil e b) 02 ex-dirigentes e 01 dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE ). As entrevistas foram realizadas através das plataformas virtuais, Google meet e Zoom, foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas. A análise de conteúdo mostra-se relevante para nortear a análise dos dados, visto que como uma proposta metodológica dinâmica permite identificar o que está por trás da realidade empiricamente observada. Os resultados da pesquisa obtidos por meio do mapeamento realizado em 2020/2021 nos sites de 180 entidades sindicais da educação indicam o aumento do número de mulheres nas presidências de sindicatos da educação da região norte do Brasil, em comparação com dados obtidos em pesquisa publicada em 2017. Contudo na maioria dos sindicatos as mulheres ainda continuam sub-representação em cargos de poder, quando se compara o número de mulheres presentes na Educação Básica. Nos cinco sindicatos dirigidos por mulheres, ainda não foi oficialmente instituída a paridade de gênero, uma política voltada para as pautas das mulheres. Além disso, ficou evidenciado que o contexto, a conjuntura político sindical e as relações estabelecidas entre os sujeitos interferem diretamente na escolha dos nomes dos/das presidentes/as. Neste sentido, o apoio e união das mulheres são fundamentais para o empoderamento de outras mulheres.

Interno - 00.000.000/0000-00 - ALICE MARIA JUSTA FERREIRA MENDONÇA
Externo à Instituição - MARCIA ONDINA VIEIRA FERREIRA