Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE DORTAS LEAL

DISCENTE: ALINE DORTAS LEAL
DATA: 31/03/2023
LOCAL: Sala de aula do PPGS - Didática II, piso superior.
TÍTULO: Os ditos e não-ditos da Educação Ambiental: um estudo sobre os discursos de professores(as) de licenciaturas da Universidade Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Educação Ambiental. Licenciatura. Formação inicial docente.

A Educação Ambiental (EA) é permeada por aspectos ideológicos que atuam no convencimento sobre o que é o meio ambiente e como agir diante dele, tornando-se uma importante forma de harmonizar as relações entre o ser humano e o meio ambiente. Surge, assim, a necessidade de entender a construção de discursos sobre EA na realidade educacional, especificamente na formação de professores(as), pela voz daqueles(as) que atuam diretamente na aprendizagem de futuros(as) docentes. Logo, o objetivo geral deste estudo é: compreender os efeitos de sentido produzidos nos ditos e não-ditos sobre EA de professores(as) de licenciatura da UFS, a partir das condições histórico-sociais que regulam e engendram a sua produção. Esse objetivo geral desdobra-se em três objetivos específicos, a saber: analisar os discursos sobre EA proferidos por professores(as) de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS); situar os discursos em meio às condições histórico-sociais que realizam a regulação e o engendramento da sua produção; verificar como esses processos discursivos se propagam na forma como esses(as) docentes desenvolvem as suas práticas formativas em EA. A base epistemológica que orienta esta pesquisa é a EA crítica, mobilizada como um campo de conhecimento alicerçado no pensamento crítico advindo do materialismo histórico-dialético. Como procedimentos de produção de dados, realizamos a análise das ementas dos componentes curriculares de licenciatura que abordam a EA ofertados no período letivo 2022.2 da UFS e a aplicação de um questionário estruturado aos(às) respectivos(as) docentes, os(as) quais passarão pelas entrevistas semiestruturadas na próxima etapa da pesquisa. A análise dos discursos produzidos está será realizada com base na análise do discurso de linha francesa, partindo das condições externas que regulam os discursos e encaminhando as reflexões para as condições internas e os efeitos de sentido. Esperamos que esta pesquisa ajude a entender como as construções discursivas fazem sentido e regulam o que é dito e o que é silenciado no âmbito da formação docente, afetando, com isso, os modos de o ser humano ver, entender e se posicionar diante da dimensão socioambiental.

Presidente - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Interno - 3152714 - MÔNICA ANDRADE MODESTO
Externo à Instituição - PAULA CORREA HENNING

Notícia cadastrada em: 29/03/2023 10:17