Banca de DEFESA: EVERTON DE ALMEIDA NUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERTON DE ALMEIDA NUNES
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Sala de aula do PPGS, Didática II, próximo ao PPGED.
TÍTULO: SOCIOFORMAÇÃO AUDIOVISUAL: A construção de uma socioeducação em rede como possível caminho para uma Educação Libertadora
PALAVRAS-CHAVES: Socioformação. Socioeducação Audiovisual. Metodologia da Socioimplicação. Autoetnografia Multirreferencial.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A socioeducação defendida e partilhada, nesta pesquisa, está pautada na sociabilidade, numa perspectiva socializadora, construída por caminhos de uma pedagogia do olhar, que integre espaços formais, não formais ou informais de educação, além de dialogar com as culturas digitais contemporâneas. Nesse sentido, a pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: como oportunizar uma socioformação significativa para os a(u)tores principais dos processos de educação e socioeducação, dentro ou fora da escola, utilizando o audiovisual como eixo para a transformação do olhar sobre o social? Como construir uma base socioformacional, ancorada em uma socioeducação transdisciplinar, que ajude a ressignificar os currículos dos espaços formais, não formais e informais de educações? Partindo dessas questões, foi delineado como objetivo geral fomentar, em ciclos socioformacionais com os diversos a(u)tores socioculturais, utilizando o audiovisual como recurso didático-metodológico, uma socioeducação em rede que estimule a inserção de temáticas sociais como parte essencial dos currículos nos diversos espaços de educação. Como metodologia elaborou-se uma ‘Autoetnografia Multirreferencial’ com inspiração na autoetnografia de Heider (1975) e ancorada na epistemologia da multirreferencialidade, a partir das ideias de Ardoino (1998). No âmbito das metodologias, algumas bicolagens aconteceram para melhor construir saberesfazeres em relação ao universo Socioformacional construído: a Pesquisa-formação a partir de Josso (2010) e Macedo (2021), a Pesquisa-formação na Cibercultura, dialogando com as ideias de Santos (2014) e a Teoria nos/dos/com os cotidianos desenhada por Certeau (1998) e por Alves (2008). Os a(u)tores socioculturais partícipes dessa investigação foram heterogêneos, dentre eles, docentes de escolas públicas, docentes do ensino superior, membros da comunidade, crianças e adolescentes dos CRAS. A pesquisa oportunizou a construção de noções norteadoras, por meio de uma ‘Socioimplicação’, que consiste na análise de um percurso socioformacional implicado anterior, ouvindo os sentidos que os a(u)tores socioculturias atribuem às experiências, para se construir os rumos didático-metodológicos e aprimorar a ‘po-ética’ docente em processos socioformacionais posteriores. As noções norteadoras emergentes apontaram que a escolhas didático-metodológicas construídas fomentaram uma socioformação crítica e humanizadora; com base nas educações (plural); na reprogramação sociocultural e ressignificação de estruturas dos cotidianos; como pedagogia do olhar sobre si e o mundo e despertaram emancipação, autonomia, transformação e liberdade. A partir desse olhar sobre um percurso já percorrido, como resultado da interpretação dos dados emergiram noções subsunçoras que se tornaram a base da socioformação: Autorização, Empoderamento, Protagonismo, Autoria e Emancipação. Assim conclui-se que, no âmbito da socioformação, tais etapas constituem uma pedagogia basilar pautada na ressignificação do olhar dos a(u)tores socioculturais em relação si mesmos e ao mundo que os atravessa, configurado-se como possíveis caminhos para quem almeja trabalhar com uma socioeducação libertadora.

Interno - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Externo à Instituição - JULIANA CORREIA ALMEIDA
Externo ao Programa - 1362715 - LUIZ GUSTAVO PEREIRA DE SOUZA CORREIA
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO