Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ AUGUSTO BATISTA DOS SANTOS
DATA: 23/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/vmg-hbct-cvc
TÍTULO: O MARQUÊS DE POMBAL E OS INGLESES: A CONTRIBUIÇÃO DE THOMAS MUN (1571-1641)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação, Marquês de Pombal, Inglaterra, Instrução Pública. Thomas Mun.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
As relações entre Portugal e a Inglaterra estão marcadas por distanciamentos e aproximações. Há, na realidade, sentimentos mistos no que respeita ao papel da Inglaterra nos momentos decisivos da história de Portugal. Tais sentimentos se traduziram, por vezes, em aversão ao que era inglês e, noutras ocasiões, em admiração pelas suas realizações como povo. Isso fez surgir múltiplas representações a seu respeito. Sendo assim, esta pesquisa investiga o modo como as representações do marquês de Pombal relativas à Inglaterra – e aos ingleses – concorreram para as reformas do ensino. De maneira geral, aborda o impacto dos contatos com a nação inglesa sobre seus escritos e, posteriormente, sobre sua ação governativa. De maneira particular, concentra-se na figura de Thomas Mun (1571-1641), um negociante inglês considerado por muitos como um dos representantes do que viria a ser chamado – não sem alguma controvérsia – de mercantilismo, com a tese de que algumas das ideias sobre as quais escrevera serviram de modelo para as reformas do ensino, sobretudo para a criação da Aula de Comércio. O texto está dividido em cinco seções. Na primeira, tratamos da relação de ambiguidade mantida entre Portugal e Inglaterra. Em seguida, apoiando-se em textos de caráter biográfico do primeiro e segundo centenários do seu nascimento, focalizamos a maneira como foram representadas as relações do marquês de Pombal com os ingleses, colocando em evidência a ideia que este fazia deles. Na terceira, discorremos sobre a figura de Thomas Mun (1571-1641), autor inglês de cujas ideias Sebastião José teria se apropriado. Na quarta, que se subdivide em duas seções, analisamos, na primeira, a Relação dos Gravames e algumas cartas de ofício, e, na segunda, os Estatutos da Aula de Comércio, apontando as ideias daquele escritor inglês presentes nesses documentos. Na última seção, apresenta-se uma síntese do que se realizou e a exposição da concretização dos objetivos estabelecidos.