Banca de DEFESA: WÊNIA MENDONÇA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WÊNIA MENDONÇA SILVA
DATA: 24/02/2023
LOCAL: A definir
TÍTULO: NAS PÁGINAS DA REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (1998-2019): MEMÓRIA HISTÓRICA, DISPUTAS INSTITUCIONAIS E PRÁTICAS DA ESCRITA DE UM CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Historiografia Educacional. Produção Científica. Revista Acadêmica. Universidade Federal de Sergipe.

A presente tese investiga a trajetória e o perfil da revista institucional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS) e, em particular a produção relativa à História da Educação. O recorte temporal contempla os anos de 1998-2019 e justifica-se por corresponder, respectivamente, ao ano da primeira edição da revista e ao ano correspondente a última publicação antes da mudança de perfil editorial do periódico, que passou a ser publicado em fluxo contínuo e atender não mais a linhas de interesse específicas, dentre as quais a História da Educação, mas a um escopo ampliado de estudos: a área de Educação. Buscamos neste periódico acadêmico, para além das práticas de escrita da historiografia educacional, as suas fases, de modo a compreender as lutas travadas neste campo em vistas ao alcance da legitimidade em termos de produção científica, as suas formas organizativas, os agentes idealizadores da Revista e os seus (re) produtores de discursos, a fim de entender também o funcionamento da produção do conhecimento científico do/no referido campo educacional. A base teórica está sustentada nas concepções da História Cultural e nos conceitos de campo e capital (científico), de Pierre Bourdieu, e representação, firmado por Roger Chartier, além do conceito de Geração, fundamentado por Karl Mannheim e Genealogia Acadêmica desenvolvido por Cassidy Sugimoto. Neste estudo o periódico em análise adquire a dupla função de objeto e fonte. Desta forma, além do diálogo com as produções da revista (o corpus documental), utilizamos como fonte documentos normativos, a exemplo dos pareceres e resoluções relativos ao funcionamento do PPGED/UFS, as atas de reuniões do mesmo e entrevistas semiestruturadas com agentes da revista. A opção metodológica se fez pela operação historiográfica desenvolvida por Michel de Certeau, a partir da relação entre os produtos e os lugares de produção, bem como pela análise de conteúdo elaborada por Laurence Bardin, a fim de verificar no interior das narrativas como os elementos relativos à História da Educação se materializaram no periódico supracitado. Ao todo foram contabilizados 580 artigos entre números, seções e dossiês temáticos produzidos em torno das áreas de interesse da Revista, que, ao longo das suas fases, esteve atrelada ao escopo investigativo do PPGED/UFS, seu lugar de produção. Constatamos que a dinâmica conjuntural da Revista resultou, ao longo dos anos em um movimento contrastante entre o aumento da visibilidade e a diminuição das publicações relativas à área destacada neste estudo, bem como na limitada participação dos agentes representativos do referido campo. Em vista disso, defendemos a tese de que o periódico evidenciou a configuração do campo acadêmico no PPGED/UFS, as disputas dos agentes em prol da legitimidade científica e o estabelecimento de grupos, funcionando como espaço de representação identitária destes. Além disso, a definição das prioridades discursivas e temáticas da revista estiveram subordinadas à atuação dominante dos agentes no referido periódico.

Externo ao Programa - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO