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Banca de DEFESA: IZABEL SILVA SOUZA D AMBROSIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABEL SILVA SOUZA D AMBROSIO
DATA: 27/02/2023
HORA: 14:30
LOCAL: meet.google.com/asw-fejs-bjp
TÍTULO: SABER DOCENTE NO ENSINO DE INGLÊS: APRENDER E ENSINAR EM CONTEXTO EMERGENCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Remoto Emergencial. Formação de Professores. Língua Inglesa. Saber Docente.
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta tese está inserida no Programa de Pós-graduação em Educação na linha de pesquisa de Formação de professores e tem por objetivo geral compreender o papel do saber docente com relação a apropriação e integração das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação no ensino de inglês. No entanto, dentro desse contexto, a perspectiva discente quanto ao resultado do processo de ensino-aprendizado para com a prática docente se faz mister. O período de análise se insere no contexto de Ensino Remoto Emergencial, devido a pandemia da COVID-19, ao ensino híbrido e da nova reforma na matriz curricular para o Novo Ensino Médio que é amparado pela Base Nacional Comum Curricular fundado no desenvolvimento de competências e habilidades. O Novo Ensino Médio (MEC, 2018) traz uma proposta de flexibilidade curricular e desenvolvimento do protagonismo juvenil. Diante de tantas variantes o estudo do saber docente se constitui um dos pilares na construção da prática docente e da investigação sobre como se dá o ensino em inglês nesse cenário. A Língua Inglesa é estudada como Língua Franca, desterritorializada e global e importante no desenvolvimento na formação do aprendente como cidadão mundial. A trajetória metodológica desta pesquisa constituiu-se pela observação e análise das principais práticas docentes exercidas no ensino da disciplina de inglês pelos partícipes da pesquisa empírica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa cujo método é um estudo de caso de caráter descritivo interpretativo. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário, observação de aula e entrevista e foram analisados pela adaptação da Análise de Conteúdo (BARDIN,2016) cuja perspectiva é realizar a análise das comunicações, o sentido das mensagens por meio de técnicas sistematizadas e descrever o conteúdo destas mensagens. Problemas com a conectividade e o cenário atípico com o Ensino Remoto Emergencial (ERE) trouxeram desafios para o professorado. Nesse sentido, compreende-se que discussões sobre as tecnologias digitais, o saber docente, o ensino da Língua Inglesa são discussões importantes para a sociedade acadêmica nesse cenário atípico. Como aporte teórico, a investigação está ancorada em Tardif (2014,2000), Pimenta (1996,1997, 2009), Gauthier (2013), Gatti (2019), Moran (2013) e outros. Os dados de pesquisa foram alinhados ao corpo da construção da tese sendo que os resultados finais da investigação indicam que o saber docente experiencial teve papel de destaque diante da mobilização de conhecimentos para executar suas tarefas junto as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e apresentaram resultados díspares quanto a apropriação, interação e integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática docente dos partícipes da pesquisa. Os resultados apontam para a importância do protagonismo do professorado exercido no contexto online, da necessidade de um olhar mais aprofundado para a formação dos professores diante do conhecimento tecnológico com a integração das Tecnologias Digitais em sala de aula para mobilizar saberes junto ao processo de ensino-aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo à Instituição - CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo à Instituição - RODRIGO BOZI FERRETE

Notícia cadastrada em: 01/02/2023 09:26
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