A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Noticias

Banca de DEFESA: FABIONE GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIONE GOMES DA SILVA
DATA: 15/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: On-line
TÍTULO: As tecnologias digitais e a construção dos sentidos de ser professor: um estudo autoetnográfico da coordenação do Pibid-Inglês
PALAVRAS-CHAVES: Autoetnografia. Tecnologias digitais. Ensino de língua inglesa. Construção de sentidos. Formação docente.
PÁGINAS: 222
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As tecnologias digitais têm transformado a maneira como pensamos, agimos no mundo e nos (re)construímos nos espaços sociais de convivência, reconfigurando a maneira como nos comportamos, recebemos, processamos informações e (re)agimos diante das múltiplas manifestações da linguagem em interações comunicativas, nas mais variadas esferas sociais, seja no domínio público seja no particular. Esta tese de doutorado tem como objetivo principal compreender a relação das tecnologias digitais com a construção dos sentidos de ser professor. No estudo, relaciono a minha história de vida com as tecnologias digitais e, nesse entrelaçamento, investigo como as minhas escolhas teórico-metodológicas como coordenador do Pibid-Inglês e as tecnologias digitais estão conectadas, fazendo relações entre as minhas vivências pessoais e os aprendizados adquiridos e (re)construídos ao longo dos anos, além de evidenciar essas construções de sentidos nos discursos e práticas dos demais integrantes do Pibid-Inglês. Adoto, na tese, a autoetnografia como o método de pesquisa qualitativa. Na autoetnografia, procuro descrever, investigar e analisar, sistematicamente, uma experiência pessoal, a fim de entender um fenômeno cultural (ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2019). A autoetnografia possibilita reflexões sobre como pensamos, fazemos pesquisa, nos relacionamos e vivemos. Nesse sentido, na autoetnografia faz-se uso da experiência do self para tentar explicar, descrever e refletir realidades culturais, entendidas como representações identitárias. Esta pesquisa está filiada, ainda, à epistemologia de construção dos sentidos dos letramentos e multiletramentos. As dimensões de aprendizagem, numa perspectiva sócio-histórico-cultural, das tecnologias digitais, do ensino de língua inglesa e formação docente compõem os demais alicerces da fundamentação teórica. No percurso da pesquisa, as informações primárias emergem de minhas memórias, experiências, registros pessoais e profissionais, como dados internos (CHANG, 2008), para a escrita da seção autobiográfica. Os instrumentais externos, gerados na comunidade cultural Pibid-Inglês, como o diário autoetnográfico, os diários de bordo e gravações de vídeos e áudios materializam a seção etnográfica da tese. Na escrita da narrativa, adoto a estratégia analítica de Hayler (2011) como princípio metodológico para construir sentidos e estabelecer significados dos dados, ao longo de todas as seções, relacionando as informações geradas ao meu referencial teórico. A análise e interpretação dos dados demonstra que as tecnologias digitais estão no cerne das minhas ressignificações de ser professor de Inglês e estão indissoluvelmente ligadas às representações de identidades plurais e heterogêneas, à reflexão crítica, transgressora e política, ao compromisso social, assim como ao planejamento e execução das atividades pedagógicas experienciadas pela comunidade Pibid-Inglês.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Externo à Instituição - MARCO ANTÔNIO MARGARIDO COSTA
Presidente - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo à Instituição - ROBERTO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 21/11/2022 08:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10