Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA FIGUERÊDO MOREIRA

DISCENTE: ALESSANDRA FIGUERÊDO MOREIRA
DATA: 16/11/2022
LOCAL: https://meet.google.com/imt-wqpv-tmb
TÍTULO: NOS CAMINHOS DO TREM: AS ESCOLAS QUE MARGEAVAM A ESTRADA DE FERRO PAULO AFONSO - PIRANHAS(AL) A JATOBÁ(PE) (1922-1930)
PALAVRAS-CHAVES: Educação no jornal Correio da Pedra; Escolas na Estrada de Ferro Paulo Afonso; Adolpho Santos.

Esta pesquisa propõe-se analisar práticas pedagógicas e culturais das escolas que margeavam a Estrada de Ferro Paulo Afonso, por meio do jornal “Correio da Pedra”, entre os anos de 1922 a 1930. O corte cronológico refere-se a 1922 como o ano da primeira edição que foi possível localizar e 1930 ano em que o semanário teve sua última publicação. Este estudo insere-se no campo da História da Educação e constitui-se em uma pesquisa qualitativa, de cunhos histórico, documental e bibliográfico que comunga princípios defendidos pela História Cultural. Os fundamentos teórico-metodológicos que cimentam este trabalho atendem aos conceitos de “civilização”, defendido por Norbert Elias, articulado ao conceito de “modernidade” utilizado por Justino Magalhães, e aos conceitos de “representação”, “apropriação” e “materialidade”, de Roger Chartier, os quais subsidiaram o processo de análise dos dados coletados. Dentre as fontes documentais apresentam-se: o jornal “Correio da Pedra”, como fonte primordial, leis, decretos, ofícios e fotografias. As fontes documentais que direcionam nossa pesquisa encontram-se no acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas – IHGAL, e no Arquivo Público de Alagoas – APA.

Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO