Banca de DEFESA: ANDRÉ RICARDO LUCAS VIEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ RICARDO LUCAS VIEIRA
DATA: 25/11/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: DO ENREDO À PASSARELA DA PESQUISA: OS SABERES EXPERIENCIAIS NA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagens experienciais. Formação de professores. Ensino de matemática. Cotidiano escolar. Pesquisa narrativa.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

Ao desenvolver esta tese, tive como objetivo compreender como as aprendizagens experienciais da docência em matemática emergem narrativamente dos processos de formação permanente no habitar o cotidiano da profissão docente. As discussões partem da compreensão de que o saber é o vivido na dimensão da singularidade, das especificidades de acontecimentos, gerando um movimento de aprendizagem modificado, estruturado e organizado por aquilo que me toca de modo singular e que acontece comigo. Por isso que do ponto de vista teórico metodológico, o estudo que realizei ancorou-se na pesquisa qualitativa por acreditar que o sujeito e a realidade formativa são concebidos como indissociáveis; e na abordagem da pesquisa narrativa caracterizada por se tratar de um processo compreensivo/interpretativo das narrativas/experiências dos nove colaboradores que atuam como professores de matemática do Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Baseando-me neste contexto e entendendo o ato de narrar como um ato de conhecimento propus o dispositivo ateliê reflexivo. Teço a discussão teórica a partir do processo histórico de formação de professores de matemática e o que se construiu em virtude desse processo baseado nas políticas de formação e valorização docente. A partir de uma concepção que considera a formação no interior da escola e do exercício profissional, trato do cotidiano como um elemento de produção de experiências do ser professor, atravessada pelas temporalidades. Explicito a relação professor e aluno, na perspectiva do cotidiano escolar, assumindo a ideia de que há uma produção latente de vivências e experiências da docência em Matemática, que dá a ela formas e modos de conceber como a educação é tecida no ensino de Matemática. Neste contexto, defendo a ideia de que as aprendizagens experienciais da docência em matemática tecem-se nas micro relações formativas que os professores desenvolvem por habitar a profissão docente no cotidiano escolar, produzindo saberes e experiências do vivido. Aponto ainda que as experiências e saberes não estão diretamente ligados a uma explicitação do ensino operacional da matemática, mas figuram como formas de compreensão de como tais experiências emergem da relação com os estudantes. Para além disso, há uma clara preocupação dos professores com as condições de aprender dos estudantes e um ensino que esteja articulado ao cotidiano e às necessidades formativas dos alunos. Por fim, a tese me permite concluir, ainda, que a tríade formativa da auto, eco e heteroformação são centrais para a produção de aprendizagens experienciais do professor de matemática.

Presidente - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo à Instituição - FABRICIO OLIVEIRA DA SILVA