Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS REIS DANTAS

DISCENTE: MATHEUS REIS DANTAS
DATA: 11/11/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: OS DESEJOS ADORMECIDOS NAS NOTAS DE CAMPO: ESTUDO SOBRE CURRÍCULOS, PENSAMENTO BIOLÓGICO E TEORIA QUEER
PALAVRAS-CHAVES: Currículos; Pedagogias Queer; Biologia Outra; Youtube.

A presente dissertação parte de uma proposta contestatória para colocar o pensamento biológico em movimento a partir da (re)afirmação das estranhezas e do (des)locamento dos sentidos de normalidade. Apresentar tal proposição chega a ser inconcebível ou desconfortável pelo fato dessa luta ser travada dentro do próprio alicerce da Biologia, pois nego-me a degluti-la e percebê-la pelos princípios de neutralidade, universalidade, progressismo e aparência apolítica. Por isso, buscarei evidenciar as estratégias utilizadas por Charles R. Darwin (1809 - 1882) e outros naturalistas, ao longo da história, que fizeram valer as marcas de uma sociedade vitoriana que a Biologia e seus currículos (escolares e não escolares) jamais superaram. A teologia natural, forma argumentativa colocada em discurso pelos cientistas da natureza para entorpecer as diferenças e assim incitar fluxos contínuos de desejo e falsas noções de naturalidade, colocou diversas categorias - dentre elas estão os sexos, corpos, gêneros, sexualidades - sob uma condição de não lugar, precariedade, em constante perigo. Todavia é a partir dessas dinâmicas e experiências abjetificantes que as engrenagens do poder disciplinar e do regime de cisheteronormatividade se mostram operando não somente sobre os corpos humanos, mas também nos corpos de outros animais, plantas, fungos, bactérias, dentre outras formas de vida. As implicações do conservadorismo no desenvolvimento das Ciências Biológicas acometem os processos de agenciamento das diferenças e traça estratégias de poder para que os territórios curriculares tornem-se meio e/ou instrumento de apoio ao que conhecemos como “ideologia de gênero” e consequentemente deslegitima as relações queerness. A vista disso, estarei apanhado nas ferramentas conceituais não-lineares e contraprodutivas de uma teoria queer desenvolvida principalmente por Catriona Mortimer-Sandilands e Joan Roughgarden sobre questões problemas importantes da Biologia, aliadas à perspectiva curricular netnográfica (Shirlei Rezende Sales) das pesquisas pós-críticas em educação para pensar essa proposta Frankensteiniana de desdobramentos, evidenciação de movimentos e aspectos subjetivos relacionados às práticas cibercurriculares que ocorrem no Youtube que potencializam a experimentação e criação de possibilidades outras ou multiplicidades para ressignificar o pensamento biológico.

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Presidente - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO