Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEOVÂNIA NUNES DE CARVALHO
DATA: 30/09/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório de Dep. Computação - DCOMP
TÍTULO: LIÇÕES DA RACIONALIDADE ABERTA: via para (re)criar as humanidades na BNCC e na complexidade cibercultural
PALAVRAS-CHAVES: Complexidade; Cibercultura; Culturas Digitais; Humanidades; Racionalidade aberta e princípios cognitivos.
PÁGINAS: 174
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa vem sendo desenvolvida a partir do referencial da complexidade em Edgar Morin e especialistas no tema. Adoto a concepção de uma onto-paradigmática-epistemo-metodológico complexa para elaborar os possíveis modos de compreensão sobre a questão que se move no cenário cibercultural e se dirige à prescrição da BNCC quanto ao desenvolvimento da competência geral em culturas digitais para o estudante do ensino médio, consoante com as competências e habilidades da área de humanidades. Sigo o caminho da especificidade qualitativa apoiada nas abordagens bibliográfica e teórica, sendo atravessada pela hermenêutica filosófica de Gadamer, a qual, associada com o pensamento complexo, me permite o movimento de uma autonarrativa, ousando poetizar a linguagem científica. Tal posicionamento justifica a necessidade de um rigor outro, diante da derrocada do paradigma simplificador e sua incapacidade para lidar com as emergências sistêmicas do século XXI, em especial, quando visualizado pelas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação -TDIC. O guia da pesquisa gira em torno da seguinte questão: No cenário da complexidade cibercultural, como a racionalidade aberta e os princípios cognitivos morinianos podem desenvolver culturas digitais conforme a 5ª competência geral, considerando as competências e habilidades prescritas na 4ª área – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - da BNCC? O objetivo central da pesquisa é analisar se as competências e habilidades prescritas na 4ª área – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - estão implicadas com a racionalidade aberta e os princípios cognitivos, conforme Morin, para viabilizar o desenvolvimento das culturas digitais previstas na 5ª competência geral da BNCC. Para alcançá-lo, apresento três objetivos específicos: 1 - Examinar o possível imbricamento entre a racionalidade aberta/complexa e os princípios cognitivos morinianos e a 4ª área – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - da BNCC; 2 - Investigar se as competências e habilidades prescritas na 4ª área - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - pode desenvolver culturas digitais que atendam a 5ª competência geral da BNCC e 3 - Correlacionar os objetivos supra com a complexidade cibercultural.