Banca de QUALIFICAÇÃO: ANE CRISTINE HERMINIO CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANE CRISTINE HERMINIO CUNHA
DATA: 16/09/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: O DESENVOLVIMENTOS DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES EM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
PALAVRAS-CHAVES: Autismo, funções mentais superiores, Vigotski.

O tema central deste trabalho são as crianças com autismo, seus processos de aprendizagem e o desenvolvimento das funções mentais superiores. Se constituí como um estudo de caso e se propõe a analisar a aprendizagem de crianças com autismo inseridas em sala de aula regular de duas instituições de ensino particular. Para tanto, o faz através de uma estratégia de intervenção lúdica e direcionada para o desenvolvimento das funções mentais superiores descritas na teoria Sociointeracionista de Vigotski. O objetivo geral é analisar o processo de aprendizagem das funções mentais superiores, proposto por Vigotski, em crianças com autismo e sua interação, em salas de aulas de uma instituição de ensino na cidade de Cajazeiras - PB. Para responder de forma mais profunda a este objetivo, pretendemos ainda: 1) Identificar se a mediação com atividades lúdicas contribui para o desenvolvimento das funções mentais superiores; 2) Compreender a interrelação entre as novas aprendizagens de crianças com autismo e seus relacionamentos sociais dentro da sala de aula; 3) Analisar as impressões dos pais e professores sobre as possíveis mudanças no desenvolvimento da criança após a intervenção. Esta investigação se delineia como uma pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural, de tipo descritivo-analítica e de intervenção. A abordagem metodológica foi a microgenética, vinculada a matriz histórico-cultural, com um olhar especial para o funcionamento intersubjetivo. Sua vinculação com a matriz demarca o entrelaçamento entre as dimensões histórica, cultural, social e semiótica ao se pensar o sujeito. Os avanços conseguidos pelas crianças desta pesquisa é fruto de um esforço coletivo, que envolve a própria criança, as professoras titulares e as monitoras, as mães, o pai e a família como um todo. As trocas com as outras crianças da sala e outros funcionários e alunos das escolas, com quem eles interagiram, mesmo que de forma esporádica, às vezes de maneira geral e outras de forma mais individualizada, também foram fundamentais para desenvolvimento das crianças com autismo. Ao mesmo tempo que contribuíram, também foram transformadas pelo envolvimento e participação nas ações de intervenção do projeto e pelas novas relações estabelecidas. Todos se transformaram.

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI
Externo à Instituição - STELA MARCIA DE MORAIS SANTIAGO

Notícia cadastrada em: 05/09/2022 07:33