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Banca de DEFESA: RAFAELA VIRGINIA CORREIA DA SILVA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA VIRGINIA CORREIA DA SILVA COSTA
DATA: 30/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Didática VII, sala 302
TÍTULO: METODOLOGIAS ATIVAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Prática Pedagógica. Formação de Professor. Metodologias Ativas. Tecnologias Digitais.
PÁGINAS: 158
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As metodologias ativas têm sido impulsionadas na educação, uma vez que enfatizam abordagens que, durante muito tempo, foram preconizadas por teóricos clássicos que discorreram a respeito de aprendizagens ativas, colaborativas e significativas. Atualmente, na educação básica, observa-se que formações sobre esse tema são ofertadas aos professores para que eles possam ter conhecimento das mais variadas estratégias de ensino, encontrando-se presentes, inclusive, em documentos que norteiam a educação, já que fazem alusão a novas formas de ensinar e aprender, destacando características das metodologias ativas, a exemplo da autonomia, do professor mediador e do aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo geral compreender as metodologias ativas e suas potencialidades na educação básica, nas turmas do Ensino Fundamental Final da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iraildes Padilha de Carvalho no município de Tobias Barreto-Sergipe. Para tal, partiu-se das seguintes questões de pesquisa: Quais modelos das metodologias ativas estiveram presentes nas práticas pedagógicas dos professores no ensino remoto emergencial? Como esses modelos potencializaram as práticas pedagógicas? Nesse processo investigativo, tem-se, portanto, como abordagem metodológica uma pesquisa qualitativa, na perspectiva do estudo de caso. Para a produção dos dados, foram utilizados os seguintes dispositivos: o questionário on-line, a observação e a entrevista narrativa, tendo como pressupostos teóricos para fundamentação deste estudo os trabalhos de Moran (2018; 2019), Bacich (2018), Freire (2020), Berbel (2011), dentre outros. Trata-se, portanto, de uma pesquisa que propôs debruçar-se na pluralidade dos fenômenos que envolvem o processo de construção de novas formas de aprender e ensinar. Nesse sentido, concluiu-se que os professores já possuem algum conhecimento acerca das metodologias ativas e, inclusive, consideram já fazerem uso de alguns dos seus modelos em determinadas situações. Diante do exposto, evidencia-se a presença das metodologias ativas nas práticas dos professores, tendo a problematização da realidade como o ponto de partida mais recorrente. Por conta de tudo isso, acredita-se que estudos futuros, bem como a participação dos professores em formação docente acerca dessa temática, proporcionem melhorias ainda mais significativas na prática pedagógica dos professores e, consequentemente, na aprendizagem de seus alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo ao Programa - 1908026 - ANA MARIA LOURENCO DE AZEVEDO
Externo à Instituição - SANDRA VIRGINIA CORREIA DE ANDRADE SANTOS
Externo à Instituição - ALANA DANIELLY VASCONCELOS

Notícia cadastrada em: 26/08/2022 09:45
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