Banca de DEFESA: HUDSON LEONARDO CORDEIRO DE MOURA

DISCENTE: HUDSON LEONARDO CORDEIRO DE MOURA
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Sala de Estudos III - PPGED
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional, Ensino Fundamental

Essa dissertação possuiu como ponto principal investigar o processo de formação continuada dos docentes da rede pública e particular de Aracaju no tocante ao desenvolvimento profissional, além de identificar nas propostas de formação continuada das escolas investigadas os indicadores de planejamento, assessoria e avaliação no desenvolvimento profissional dos docentes investigados. Busca-se assim, descrever o perfil e a trajetória profissional de professores de diferentes áreas de conhecimento. Para a elaboração do referido trabalho, foram utilizados a pesquisa qualitativa em educação de cunho descritivo, o levantamento bibliográfico fundamentado principalmente pelos autores: Garcia (1999, 2010), Marcelo (2009), Gatti (2008, 2010), Mizukami (2005, 2010), Morosini (2014), e a coleta de dados foi realizada a partir do preenchimento de um questionário estruturado para os professores e entrevista semiestruturada para os coordenadores participantes. Posteriormente, após a coleta de dados, para interpretá-los, foi utilizada nos instrumentos a análise de Conteúdo de Bardin (2011), na qual foi realizada a partir da organização, codificação e categorização dos dados e por fim, feita a partir da estruturação, análise, interpretação e cruzamento dos dados obtidos, uma elaboração do resultado traduzidos em gráficos e relatórios conclusivos. Diante dos dados apresentados, pôde-se concluir que existem semelhanças no processo de desenvolvimento profissional das duas redes de ensino, principalmente os relacionados à atual fase de desenvolvimento profissional, na concordância da imprescindibilidade da formação continuada, da pouca eficácia das formações realizadas e existência assídua de supervisão pedagógica durante o exercício profissional. Já em relação às diferenças, observou-se sobretudo as de natureza de quantidade de vínculos empregatícios, formações em nível de pós-graduação, possibilidade de participação na construção dos currículos escolares e existência de uma frequente avaliação docente.

Presidente - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Interno - 1785040 - FABIO ZOBOLI