Banca de DEFESA: RENILDES DE MELO SOUZA

DISCENTE: RENILDES DE MELO SOUZA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Sala de estudos III, PPGED
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA EM ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE EM ARACAJU (SE)
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada. Prática pedagógica. Privação de liberdade. Sistema socioeducativo. Tecnologias de Informação e Comunicação.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Este estudo tem como objetivo geral: analisar como se configuram as práticas pedagógicas dos professores com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na escola em espaço socioeducativo de privação de liberdade, localizada em Aracaju (SE). Justifica-se pelo interesse em dar ênfase ao trabalho docente com tecnologias em uma unidade socioeducativa de internação. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Costa (2001, 2006, 2009), Freire (1993), Freitas (2010), Gomes (2013), Kenski (2008), Lemos (2010), Levy (1999), Moran (2007), Vasconcelos (2016, 2018, 2021) e Volpi (2001, 2011), entre outros. Tratou-se de uma investigação com abordagem qualitativa de caráter exploratório, desenvolvida a partir da pesquisa de campo e estudo de caso, e da pesquisa bibliográfica mediante fontes secundárias. Como técnica de coleta de dados, foram utilizadas a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com seis professores de um núcleo socioeducativo em Aracaju. Optou-se pela análise de conteúdo fundamentada na proposta de Bardin (2016), constituída com os dados coletados em entrevistas, no estudo bibliográfico e na análise documental para contemplar os objetivos da investigação. Os principais resultados indicaram que: os docentes consideram as TIC como recursos didático-pedagógicos importantes na socioeducação por contribuírem com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e auxiliar as práticas a saírem do modelo tradicional de ensino; segundo os professores entrevistados, não houve a formação continuada para o uso das TIC no contexto da socioeducação em privação de liberdade; tais professores consideram as TIC distantes da realidade em que atuam, mas, mesmo assim, conhecem tais recursos na prática, na autoformação e na experiência; as concepções dos professores sobre a socioeducação indicam que consideram tratar-se de um ambiente com muitas especificidades, aspecto que torna o trabalho docente, as práticas pedagógicas e o uso das TIC para os alunos obterem desenvolvimento individual e escolar nesse tipo de espaço. Espera-se, com a concretização deste trabalho, contribuir na área da educação formal em espaços socioeducativos de privação de liberdade.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo à Instituição - MARIA ALEJANDRA SILVA UCB
Externo à Instituição - JOSÉ GOMES DA SILVA