Banca de DEFESA: BEATRIZ NOIA SOUZA

DISCENTE: BEATRIZ NOIA SOUZA
DATA: 23/08/2022
LOCAL: Didática VII, sala 205
TÍTULO: ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE AULAS FISICAMENTE ATIVAS NO DESEMPENHO E NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS DE INTERVENÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: Aulas fisicamente ativas. Estratégias de avaliação. Instrumentos de avaliação.
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

Trata-se de uma revisão sistemática de publicações internacionais sobre estudos de intervenção em prol da dinamização do ensino. Primeiros resultados de pesquisas da área indicam benefícios em vários aspectos (saúde, cognição, desempenho/aprendizagem). Focaliza-se, nesta pesquisa, nas estratégias e nos instrumentos de avaliação para o acompanhamento dos resultados educacionais. Justificativa: Devido ao rigor científico exigido e a economia de recursos, recomenda-se aplicar instrumentos validados e confiáveis já existentes na área da pesquisa. Objetivo: Busca-se, por isso, analisar as estratégias e os instrumentos de avaliação dos efeitos das aulas fisicamente ativas no desempenho e na aprendizagem escolar da Língua Materna e Matemática. Especificamente: 1) Descrever as características das pesquisas de intervenção; 2) Sistematizar as estratégias de avaliação aplicadas; 3) Identificar os instrumentos utilizados para medir os efeitos das aulas fisicamente ativas no desempenho e na aprendizagem escolar. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática de natureza quali-quantitativa com o levantamento nas bases de dados do ERIC, PsycINFO, PubMed, Web of Science e Scopus. Resultados: Foram encontradas 49 pesquisas dedicadas à avaliação dos efeitos na Matemática, Língua Materna ou ambos componentes curriculares. Trata-se principalmente de estudos quantitativos (n = 23) e longitudinais (n = 43). As pesquisas que descreveram as estratégias mencionaram principalmente a aplicação em dois momentos (n = 29) na sala de aula (n = 11). Houve variação no tempo de aplicação e a equipe pesquisadora (n = 14) e os professores (n = 4) foram os principais responsáveis por aplicar 34 instrumentos: padronizados, elaborados pelos pesquisadores ou por professores. 17 pesquisas utilizaram instrumentos validados e confiáveis. A finalidade desta pesquisa é apoiar o Projeto ERGUER/Aracaju e outras pesquisas da área. Com isso, contribui-se na qualidade da formação dos professores porque essa revisão sustenta futuras pesquisas na geração de evidências sobre o impacto de inovações metodológicas no desempenho e na aprendizagem.

Presidente - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Interno - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI