Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISANIA SANTANA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISANIA SANTANA DE OLIVEIRA
DATA: 29/08/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: ATOS DE CURRÍCULO EM MOBILIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Aplicativos. Atos de currículo. Dispositivos móveis. Ensino de Matemática. Pesquisa-formação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

O cenário sociotécnico contemporâneo, em que a sociedade está cada vez mais imersa nas tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) conectadas em rede, tem modificado comportamentos, potencializado as culturas digitais dos indivíduos, possibilitado novas maneiras de comunicação, de produção e compartilhamento de conteúdos e de acesso a informações. No contexto educacional, os alunos atuais têm acesso a informações diversas em qualquer lugar e a todo tempo, inclusive nos ambientes escolares, por meio de seus smartphones conectados à internet, além de desenvolverem inúmeras atividades individuais e coletivas por meio de aplicativos disponíveis nesses dispositivos. Nesse contexto, o problema de pesquisa desta tese se contextualiza na interação cotidiana dos alunos com as tecnologias móveis em rede e é endossado pela histórica problemática em torno do ensino e da aprendizagem de Matemática em nosso país. A partir desse problema, formulamos como objetivo principal desta investigação: compreender de que forma os aplicativos em dispositivos móveis podem contribuir para a constituição de atos de currículo em Matemática. E delineados como objetivos específicos: apresentar os principais aplicativos utilizados pelos alunos para aprender Matemática; analisar os saberes matemáticos emergidos a partir da interação com aplicativos em dispositivos móveis; analisar os atos de currículo em Matemática construídos pelos alunos com os aplicativos em dispositivos móveis. A pesquisa-formação foi a base teórico-metodológica escolhida, a partir dos trabalhos de Nóvoa (2004), Josso (2004) e Macedo (2021). Os participantes da pesquisa, coautores do trabalho, foram alunos de uma turma de ensino médio integrado do IFS/Campus Itabaiana. Como dispositivos de pesquisa adotamos: a observação interativa, os registros em imagem e em vídeo, os formulários on-line e os diários de pesquisa on-line. No processo de desenvolvimento da investigação, a criação do Grupo de Estudos em Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais Móveis (Em@tec) e o “Mais Formação”, como dispositivos de pesquisa, tornou-se fundamental para lidar com os acontecimentos decorrentes da complexa arte de pesquisar com o outro e também para forjar um ambiente de formação voltado ao desenvolvimento de ações a fim de alcançar parte dos objetivos do estudo. As informações obtidas no campo da pesquisa serão analisadas por meio da abordagem epistemológica da multirreferencialidade, com a qual buscaremos identificar as noções subsunçoras, almejando confirmar a tese de que os aplicativos em dispositivos móveis potencializam a constituição de atos de currículo em Matemática.

Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 1613135 - CRISTIANO MEZZAROBA