Banca de DEFESA: ALENE MARA FRANÇA SANCHES SILVA

DISCENTE: ALENE MARA FRANÇA SANCHES SILVA
DATA: 29/08/2022
LOCAL: On-line
TÍTULO: A RELAÇÃO COM O SABER NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino fundamental. Leitura e escrita. Móbeis. Relação com o saber. Sentido.

Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as relações com o saber no processo de aprendizagem da leitura e escrita de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada no município de Aracaju/Sergipe. Do ponto de vista epistemológico, este estudo está fundamentado na teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot a partir da perspectiva antropológica, na qual a problemática se encontra na entrada do sujeito em uma atividade intelectual, ou seja, nas razões pelas quais ele se mobiliza e o que sustenta o seu ingresso em uma atividade. Quanto à natureza dos dados, esta investigação se classifica como qualitativa e quanto a fonte de informação consideramos a pesquisa de campo, bem como, embasamento bibliográfico e análise documental. Nessa investigação participaram 20 crianças com idades entre 6 e 7 anos, estudantes de uma escola estadual de anos iniciais localizada no município de Aracaju/Sergipe. Para a coleta de dados utilizamos a técnica da observação participante e um instrumento metodológico inspirado no Balanço do Saber, o qual denominamos de balanço da leitura e escrita. Os dados encontrados foram apresentados sob uma forma próxima a dos tipos ideais descritos na sociologia de Max Weber. Os resultados sinalizaram a construção de três tipos ideais: leitura e escrita como meta escolar; leitura e escrita como condição para a vida pessoal futura; leitura e escrita como meio de comunicação e informação. Os tipos ideais apresentados nesta investigação são representativos da relação com o saber no processo de aprendizagem do público participante. Cada tendência dominante compreende os modos como os participantes da pesquisa concebem, no todo, o ato de aprender a ler e escrever. Nesse ínterim, percebemos o sentido construído pelos estudantes relativo ao aprendizado da leitura e escrita e os móbeis que os levam a ingressar nessa aprendizagem.

Presidente - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Externo à Instituição - EÂNES DOS SANTOS CORREIA
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo à Instituição - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA