Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO HAMILTON DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO HAMILTON DOS SANTOS
DATA: 31/08/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES QUE ATUAM EM ESCOLAS PARTICULARES COM PERFIL DE REFERENCIA DE ARACAJU-SE
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada, Desenvolvimento Profissional, Escolas de Referência; Ensino fundamental.

O presente estudo centra-se na busca de indícios de Desenvolvimento Profissional proporcionados pela formação continuada dos docentes das escolas particulares com perfil de referência de Aracaju. Essa problemática compõe a finalidade principal, traçar o perfil dos docentes destas escolas ditas de referência, conhecer especificidades nas trajetórias profissionais e no desenvolvimento profissional destes professores, que exercem a sua atividade no ensino regular nas series finais do ensino fundamental. Utiliza-se nessa tese, como referencial norteador, as ideias e conceitos desenvolvidos por Carlos Marcelo García (1999), que ressalta possíveis tipos de formação, não apenas a formação para toda a escola, mas a formação mais extensa e realizada em um contexto social e político. Utilizaremos uma abordagem metodológica de caráter qualitativa, esse tipo de pesquisa não tem preocupação com o numérico, mas com uma compreensão mais profunda de grupos sociais, organizações, etc. Baseia-se na interpretação do fenômeno observado e seu significado, ou seja, o significado atribuído pelo pesquisador a partir da autenticidade de um dado fenômeno de inserção. Considera a realidade e particularidade de cada sujeito do estudo. Em termos de objetivos, a pesquisa investigativa pode ser classificada como exploratória: onde o objetivo é fornecer uma visão geral dos cenários existentes. Os lócus da pesquisa, nosso foco e a rede particular de ensino, nessas escolas trabalharemos com as séries finais do Fundamental Maior. Em relação aos profissionais participantes dessas escolas, fizemos a opção pelos: coordenadores e professores, pois estão na linha de frente da educação e podem trazer grandes contribuições para a pesquisa. Para o tratamento dos dados que iremos obter, utilizaremos a Análise de Conteúdo de Bardin. Entende-se que esta investigação poderá contribuir para um olhar mais sustentado da profissão de professor, promovendo a reflexão sobre as suas práticas e consequentes propostas de novos desenvolvimentos.

Externo à Instituição - ALANA DANIELLY VASCONCELOS
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Presidente - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS

Notícia cadastrada em: 01/08/2022 09:50