Banca de QUALIFICAÇÃO: MARQUISE MENESES SANTOS

DISCENTE: MARQUISE MENESES SANTOS
DATA: 26/07/2022
LOCAL: Sala de aula do PPGED – Didática II – UFS São Cristóvão
TÍTULO: Saberes, Práticas e Trajetórias (Auto)Formativas dos/as Licenciandos/as de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: docência; formação inicial; professores. práticas; saberes.

Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar os saberes e as práticas (re)construídos pelos(as) licenciandos(as) de Pedagogia, com vistas à compreensão dos sentidos e significados produzidos sobre o exercício da docência na formação inicial. Adota-se a teoria da complexidade como epistemologia, buscando-se um fio condutor que permita a elaboração de estratégias cognitivas na perspectiva da multidimensionalidade dos fenômenos, das interações no mundo a partir de sistemas auto-eco-organizadores e de estruturas distintas do pensamento e do agir humano. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo com abrangência de múltiplas fontes de evidência e contextos, envolvendo as condições sociais, ambientais e institucionais. Trata-se de estudar as interações sociais em cenários multifacetados para a captura de sentidos e significados existentes ou novos da vida real dos sujeitos implicados nos processos da pesquisa-intervenção, ou seja, o(a) investigador(a) é ao mesmo tempo indutor(a) e receptor(a) de práticas, infere e sofre inferências da realidade. Os participantes serão estudantes do 8º período, do curso de licenciatura em Pedagogia, do Departamento de Educação, do Campus Professor Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe. No tocante aos dispositivos, utilizar-se-ão a memória educativa, texto narrativo que propõe resgate de lembrança, situações, pessoas e vivências, e o diário de itinerância, escrita densa com registro de informações, emoções e sentimentos ressignificados no campo. O corpus será trabalhado à luz das noções subsunçoras (re)agrupadas a partir de bacias semânticas por meio de operações cognitivas em um movimento de ir e vir, que possibilita o transitar entre pesquisadores(as) e pesquisados(as) na busca de novos e diferentes caminhos. Esperam-se que os resultados contribuam com a qualidade dos currículos dos cursos de formação inicial, das práticas e dos processos pedagógicos voltados à sala de aula do ensino superior e da educação básica.

Externo à Instituição - JOSEVANIA TEIXEIRA GUEDES
Presidente - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Interno - 2528737 - MARILENE SANTOS
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA