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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA PIEDADE ANDRADE DO ROSARIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA PIEDADE ANDRADE DO ROSARIO
DATA: 26/07/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED – Didática II – UFS São Cristóvão
TÍTULO: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: estudo sobre as práticas avaliativas de uma instituição de ensino superior da Bahia
PALAVRAS-CHAVES: aprendizagem; avaliação; docência; licenciaturas; profissão.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Os debates no campo da avaliação na formação inicial docente fomentam dilemas econtradições no âmbito da profissionalização, do currículo e da práxis. As atuaispolíticas públicas sinalizam o retorno ao tecnicismo sobrepondo o saber fazer aosaber, desconsiderando a pluralidade de ideias. Pensar nos processos avaliativos daaprendizagem embasados numa perspectiva complexa é refletir sobre a docência emdiferentes dimensões, inclusive, estreitando os laços entre a universidade e a escola deeducação básica. Este estudo tem como objetivo geral compreender as inter-relaçõesentre as práticas avaliativas utilizadas pelos professores das licenciaturas e o campoteórico conceitual do processo formativo. Além disso, esta dissertação apoia-se nabase epistemológica da teoria da complexidade pautada na multidimensionalidadedos fenômenos educacionais, articulando-se às estratégias da metodologia depesquisa-intervenção, a qual estabelece e cria dispositivos constituídos emacontecimentos diferenciadores com potencial de análise. Para tanto, estainvestigação, que compreende o indissociável entre o mundo objetivo e asubjetividade do humano, tem como lócus uma instituição de ensino superior daBahia, tendo como sujeitos 12 educadores. No tocante aos dispositivos de produção
de dados e informações, utilizar-se-ão o diário de itinerância com registros dasobservações, emoções, sentimentos e aprendizagens durante a implicação nasaulas e a entrevista coletiva que permite estimular os participantes alembrarem/recordarem de situações e fatos significativos, ultrapassando os limitesdas respostas de um único entrevistado. O corpus empírico será analisado à luz dasnoções subsunçoras, as quais incidem em bacias semânticas (re)construídas pormeio de operações cognitivas relacionadas às unidades de significação e construçãode metá-análises em busca de novas interpretações. Esperam-se que os resultadoscontribuam para o campo da formação de professores com reflexõesproblematizadoras e apropriações de conhecimento sobre práticas avaliativas,apoiadas em ações intencionais dentro do tripé universitário ensino, pesquisa eextensão. Defende-se que o ato de avaliar parta de compreensões, dialogicidades eprocessos subjetivos tecidos em tramas distintas e olhares epistêmicos quegarantam aprendizagens colaborativas de licenciandos e estudantes da escolabásica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - SIMONE SILVEIRA AMORIM
Externo à Instituição - MARCIA ALVES DE CARVALHO MACHADO
Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES

Notícia cadastrada em: 15/07/2022 13:42
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