Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA PIEDADE ANDRADE DO ROSARIO

DISCENTE: MARIA DA PIEDADE ANDRADE DO ROSARIO
DATA: 26/07/2022
LOCAL: Sala de aula do PPGED – Didática II – UFS São Cristóvão
TÍTULO: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: estudo sobre as práticas avaliativas de uma instituição de ensino superior da Bahia
PALAVRAS-CHAVES: aprendizagem; avaliação; docência; licenciaturas; profissão.
ÁREA: Educação

Os debates no campo da avaliação na formação inicial docente fomentam dilemas e contradições no âmbito da profissionalização, do currículo e da práxis. As atuais políticas públicas sinalizam o retorno ao tecnicismo sobrepondo o saber fazer ao saber, desconsiderando a pluralidade de ideias. Pensar nos processos avaliativos da aprendizagem embasados numa perspectiva complexa, visando ao desenvolvimento de alunos reflexivos e autônomos é refletir sobre a docência em dfiferentes dimensões, inclusive, estreitando os laços entre a universidade e a escola de educação básica. Este estudo tem como objetivo geral compreender as inter-relações entre as práticas avaliativas utilizadas pelos professores das licenciaturas e o campo teórico conceitual do processo formativo. Este estudo tem como base epistemológica a teoria da complexidade pautada na multidimensionalidade dos fenômenos educacionais, articulando-se às estratégias da metodologia de pesquisa-intervenção, a qual estabelece e cria dispositivos constituídos em acontecimentos diferenciadores com potencial de análise. Para tanto, esta investigação, que compreende o indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do humano, desenvolver-se-á numa instituição de ensino superior da Bahia, tendo como sujeitos 12 educadores vinculados aos cursos de licenciaturas. No tocante aos dispositivos de produção de dados e informações, utilizar-se-ão o diário de itinerância com registros das observações, emoções, sentimentos e aprendizagens durante a implicação nas aulas e a entrevista coletiva que permite estimular os participantes a lembrarem/recordarem de situações e fatos significativos, ultrapassando os limites das respostas de um único entrevistado. O corpus empírico será analisado à luz das noções subsunçoras, as quais incidem em bacias semânticas (re)construídas por meio de operações cognitivas relacionadas às unidades de significação e construção de metá-análises em busca de novas interpretações. Esperam-se que os resultados contribuam para o campo da formação de professores com reflexões problematizadoras e apropriações de conhecimento sobre práticas avaliativas, apoiadas em ações intencionais dentro do tripé universitário ensino, pesquisa e extensão. Além disso, defende-se que o ato de avaliar parte de compreensões, dialogicidades e processos subjetivos tecidos em tramas distintas e olhares epistêmicos que garantam a aprendizagens colavorativas de licenciandos e estudantes da educação básica.

Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - MARCIA ALVES DE CARVALHO MACHADO
Presidente - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO