Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINE DOS ANJOS SANTOS

DATA: 28/07/2022
LOCAL: Modo remoto
TÍTULO: CINEMA E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA
PALAVRAS-CHAVES: Práticas corporais de aventura, Cinema, Educação.

A existência humana se materializa por meio do corpo. Através do corpo experimentamos o mundo, existimos no mundo (LE BRETON, 2009). Neste sentido, o corpo só pode ser objeto de estudo da Educação a partir de recortes das práticas culturais humanas. Sendo assim, levantamos o seguinte questionamento: quais as formas de trabalhar as práticas corporais de aventura, em uma perspectiva que busque a relação do corpo e educação por meio da linguagem do cinema? A partir deste questionamento, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar as práticas corporais de aventura e suas possibilidades educativas a partir da visão cinematográfica, consideramos, assim, o cinema como uma prática cultural humana. Dessa forma, por questões de tempo e espaço destinados à um trabalho de dissertação, optamos por selecionar dois filmes “Soul Surfer - Coragem de Viver” e “Uma Skatista Radical”. Do primeiro filme exploraremos o surfe e do segundo o skate, tais práticas foram escolhidas por se tratar de práticas corporais em ambientes distintos (prática corporal de aventura na natureza e na cidade) o que engloba com totalidade os tipos de PCA apresentadas na BNCC (BRASIL, 2017). Metodologicamente a natureza do estudo se denomina como qualitativa, o método utilizado foi o de análise fílmica, no nosso caso, focaremos na desconstrução e reconstrução dos filmes analisados (VANOYE, GOLIOT-LÉTÉ, 1994). Teoricamente, nos embasamos no conceito de corpo defendido por Le Breton (2009), Darido (2018), Goellner; Figueira (2002) e Bártolo (2007); para compreender a relação do corpo com a educação, e especificamente com a Educação Física escolar, usamos autores como Bonara (2017), Zoboli et al (2014) e Darido e Rangel (2011), por fim para compreendermos o cinema e sua relação com a educação, nos fundamentamos em autores como: Vasconcelos (2008), Costa e Wiggers (2019), Dantas Junior (2012), Duarte (2002). A importância desse trabalho parte da relevância em realizar uma educação em que o foco é o corpo e suas relações com o meio em que está inserido. Deste modo, vislumbramos encontrar aspectos do filme que deem sustentação a uma concepção de educação que enraizada em uma contextualização histórico-social, defendida por Saviani (2012). Espera-se, com a finalização da dissertação, explorar as práticas corporais de aventura e o cinema, como forma de ampliação de possibilidades do trabalho em sala de aula, uma vez que nem sempre a escola fornece estrutura para que o professor possa explorar as mais variadas práticas corporais em ambiente escolar.

Presidente - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Interno - 1613135 - CRISTIANO MEZZAROBA