Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIONE GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIONE GOMES DA SILVA
DATA: 06/07/2022
LOCAL: meet.google.com/knf-nkwg-ngy
TÍTULO: As tecnologias digitais e a construção dos sentidos de ser professor: um estudo autoetnográfico da coordenação do Pibid Inglês
PALAVRAS-CHAVES: Autoetnografia. Tecnologias digitais. Ensino de língua inglesa. Construção de sentidos. Letramentos. Formação docente.

As tecnologias digitais têm transformado a maneira como pensamos, agimos nomundo e nos (re)construímos nos espaços sociais de convivência. Oscomputadores, os celulares, a internet e outros dispositivos tecnológicos têmreconfigurado a maneira como nos comportamos, recebemos, processamosinformações e (re)agimos diante das múltiplas manifestações da linguagem eminterações comunicativas, nas mais variadas esferas sociais, seja no domíniopúblico, ou particular. Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo principalcompreender a relação das tecnologias digitais com a construção dos sentidos deser professor, por meio da análise das narrativas autoetnográficas do Coordenadordo Pibid Letras Inglês, do Centro de Formação de Professores, da UniversidadeFederal de Campina Grande – UFCG, Campus de Cajazeiras, Estado da Paraíba.No estudo, relaciono a minha história de vida com as tecnologias digitais e nesseentrelaçamento, investigo como as minhas escolhas teórico-metodológicas comoCoordenador do Pibid Inglês e as tecnologias estão conectadas, fazendo relaçõesentre as minhas vivências pessoais e a aprendizados adquiridos e (re)construídosao longo dos anos. Adoto, na tese, a autoetnografia como o método de pesquisaqualitativa. Na autoetnografia, procura-se descrever, investigar e analisarsistematicamente uma experiência pessoal, a fim de entender um fenômeno cultural(ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2019). A autoetnografia possibilita reflexões sobrecomo pensamos, fazemos pesquisa, nos relacionamos e vivemos. Nesse sentido,faz-se uso da experiência do self para tentar explicar, descrever e refletir realidadesculturais, entendidas como representações identitárias (CHANG, 2008). Nessaperspectiva, as informações contidas nessa pesquisa emergiram de minhasmemórias, experiências e registros pessoais e profissionais e também deinstrumentais gerados na comunidade cultural Pibid Inglês, como o diárioautorreflexivo, diários de bordo, planos de aula e gravações de vídeos e áudios.
Para a escrita narrativa que materializa a presente pesquisa, adoto a estratégiaanalítica de Hayler (2011), como princípio metodológico para construir sentidos eestabelecer significados dos dados, ao longo de todas as seções, relacionando asinformações geradas ao meu referencial teórico. Nesse contexto, a minha pesquisase filia a teoria de construção dos sentidos dos letramentos e multiletramentos,estando associada à epistemologia sócio-histórica e cultural de aprendizagem deVygotsky. Também adoto e faço uso de teorias que alicerçam as dimensões dastecnologias digitais, do ensino de língua inglesa e formação docente, presentes noestudo.

Interno - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Externo à Instituição - MARCO ANTÔNIO MARGARIDO COSTA
Presidente - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo à Instituição - ROBERTO BEZERRA DA SILVA