Banca de QUALIFICAÇÃO: BELIJANE MARQUES FEITOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BELIJANE MARQUES FEITOSA
DATA: 10/06/2022
LOCAL: Online
TÍTULO: A PEDAGOGIA DO TERREIRO: PARA UM CARREGO COLONIAL, UM EBÓ DECOLONIAL
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia de Terreiro. Decolonialidade. Autoetno(orís)grafias.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

A proposta da pesquisa é analisar como a Pedagogia do Terreiro e os ensinamentos fundamentados e vivenciados nas macumbas podem contribuir para um repensar epistêmico-metodológico sobre a formação de professores, colaborando com a decolonização do conhecimento. A partir de uma abordagem qualitativa, reflito a partir de um processo de autoetno(orís)grafias para narrar experiências de ser/viver/formar/estar no mundo. Meu argumento está dividido em: a) analisar, como os saberes e fazeres da pedagogia do terreiro podem caminhar com os saberes da pedagogia escolar numa perspectiva decolonial; b) identificar interlocuções formativas numa perspectiva decolonial de valorização de conhecimentos outros ausentes da academia no sentido de compor currículos afrorreferenciados; c) narrar como os saberes e fazeres da pedagogia do terreiro podem se articular com os saberes da pedagogia na universidade e trançar teias que possibilitem uma formação de professores atravessada pela decolonialidade.

Presidente - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo à Instituição - MARCOS LOPES DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 04/05/2022 13:30