Banca de DEFESA: ELIS REGINA NUNES MOTA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIS REGINA NUNES MOTA ARAUJO
DATA: 28/02/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: História Social das Infâncias Residentes em Assentamentos Rurais do Estado de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Assentamentos Rurais. Cotidiano. Educação do campo. Infâncias do campo.

A presente desenvolveu investigação do cotidiano de vida e de escolaridade da infância do e no campo com moradores e componentes dos Assentamentos Rurais do Estado de Sergipe, quais sejam: Assentamento Fortaleza no município de Nossa Senhora da Glória/SE e Assentamento Jacaré Curituba no município Poço Redondo/SE. Tem como principal objetivo analisar cotidiano de vida e de escolaridade de crianças e suas infâncias que transcorram e transcorrem no tempo e espaço no campo, através de investigação histórica de relatos de crianças, jovens e adultos nos assentamentos rurais do Estado de Sergipe. Para o Assentamento Jacaré Curituba/Município de Poço Redondo, analisamos a Escola Municipal Zumbi dos Palmares que acolheu as crianças do respectivo município no momento de fechamento da escola. Na perspectiva do método nos apropriamos do materialismo histórico e dialético para a análise do fenômeno a partir da sua estrutura e gênese. Os estudos da história do cotidiano de Agnes Heller surgem com a pretensão de elaborar um estudo sobre o cotidiano da infância campesina dialogando com o passado presente dos sujeitos residentes em assentamentos rurais da Reforma Agrária. A pesquisa histórica apropriou-se dos instrumentos metodológicos: levantamento, catalogação e análise documental e entrevistas com as populações do campo. Nossa perspectiva de análise busca formular um pensamento crítico a respeito do desmensurado processo de retirada de direito de educação para a infância do campo. Por esta razão, o estudo histórico da vida cotidiana formulado Heller (1970), acompanhado pelas análises históricas da sociedade capitalista apoiada em Chesneux (1995), da educação em Meszaros (2008) e da infância em Hermida (2020) Del Priore (2020) e Ariès (1981) , possibilitaram compreender que a infância se constitui a partir das relações estabelecidas no tempo e no espaço, onde a vida se desenvolve em um contexto histórico, social e cultural. Os depoimentos dos informantes nos ajudaram a compreender o cotidiano das infâncias do campo dos assentamentos rurais, apresentando as dificuldades enfrentadas com o fechamento das escolas e as implicações no projeto de vida destas populações. A Reforma Agrária representa a garantia da vida humana contra a manutenção do projeto capitalista das classes dominantes de exploração do trabalho no campo. Para a pesquisa histórica referente ao deslocamento das instituições escolares, buscamos analisar os decretos que foram apresentados pelas Prefeituras dos municípios pesquisados que apresentavam os procedimentos para o fechamento das escolas; os relatos das crianças, das famílias, dos gestores e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra também fortaleceram os dados coletados. Espera-se que este trabalho contribua para a qualidade da educação das populações residentes em assentamentos rurais na perspectiva da garantida do direito à educação e a escola para estas populações.

Presidente - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1908026 - ANA MARIA LOURENCO DE AZEVEDO