A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Noticias

Banca de DEFESA: IVONALDO PEREIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVONALDO PEREIRA DE LIMA
DATA: 21/02/2022
HORA: 08:30
LOCAL: meet.google.com/kfq-wdmd-xsf
TÍTULO: APLICABILIDADE DO GOOGLE CLASSROOM NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO MUNICÍPIO DE IGACI-ALAGOAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Formação Docente. Google Classroom. Processo de Aprendizagem.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

ainda é maior. É preciso que as redes de ensino estejam atentas as reais necessidades dos professores para que possam ter práticas de estudo coerentes com as demandas que surgem cotidianamente. Dentro desse contexto, esta tese teve como objetivo central analisar o uso do Google Classroom como ambiente virtual na formação dos docentes do município de Igaci – Alagoas. E como objetivos específicos: Conhecer ações da prática docente que podem ser ressignificadas através da formação; Identificar os desafios dos docentes que carecem de capacitação para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sua própria formação; Implementar o uso do Google Classroom como ferramenta de apoio para a formação docente visando a melhoria das práticas de estudo e de ensino. Neste intuito, buscamos responder ao problema: Como o Google Classroom poderá contribuir para a formação dos professores? Desse modo, a metodologia aplicada neste estudo buscou desenvolver uma pesquisa caracterizada, quanto à abordagem, como pesquisa qualitativa, permitindo melhor entendimento do contexto do objeto de estudo. No que diz respeito aos objetivos foi exploratória e descritiva, nos procedimentos da pesquisa participante, coleta de dados por questionário de caracterização de perfil aplicado, através do google forms, entrevistas e observação participante com 20 (vinte) professores de Língua Portuguesa (LP) sob os cuidados de um técnico pedagógico designado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Os resultados da pesquisa empírica evidenciaram a necessidade da Secretaria Municipal de Educação de Igaci e suas escolas a repensarem a metodologia da prática desenvolvida na formação dos professores de forma que contemple estudos e encontros, independentemente de espaço e tempo. Portanto, faz-se necessário oportunizar aos professores momentos de formação em que, mesmo fora do grupo, o estudo e a interação tenham continuidade, bem como o uso do Google Classroom, uma vez que, graças as suas potencialidades, poderá fortalecer a dinâmica dessa formação in loco.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALANA DANIELLY VASCONCELOS
Externo ao Programa - 2234249 - ANDRÉA HERMÍNIA DE AGUIAR OLIVEIRA
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Externo à Instituição - RODRIGO BOZI FERRETE

Notícia cadastrada em: 24/01/2022 14:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf