Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ FONSECA DA SILVA
DATA: 10/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: On-line
TÍTULO: APRENDIZAGEM COLABORATIVA E SIGNIFICATIVA MEDIADA PELAS TDIC NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DA BIOSFERA: o caso dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual 17 de Março em Aracaju - SE
PALAVRAS-CHAVES: Cibercultura. Biofilia. Sustentabilidade. Interação. Princípio Responsabilidade. Educação Pública.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:
A sobrevivência do nosso planeta clama por ações imediatas em defesa do equilíbrio do funcionamento da Mãe-Gaia. As mudanças climáticas apresentam-se como real ameaça à vida. No contexto da cibercultura, o par educação-tecnologia tem papel decisivo para o despertar da consciência biosférica. O objetivo desta dissertação é analisar o processo de aprendizagem colaborativa e significativa mediado pelas TDIC, com vista ao desenvolvimento de uma consciência responsável para/com a biosfera pelos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual 17 de Março, localizado no município de Aracaju. A aprendizagem colaborativa fundamenta-se em Guimarães (2018) e a significativa em Masini e Moreira (2017). É uma investigação de natureza qualitativa que visa compreender a subjetividade dos sujeitos envolvidos, além de buscar interpretar a realidade na qual o pesquisador imerge na experiência junto com os participantes, exigindo uma atitude hermenêutica. Do ponto de vista procedimental, corresponde a um estudo de caso qualitativo, conforme Yin (2015), contribuindo para o conhecimento dos fenômenos individuais, grupais, organizacionais, sociais, políticos e relacionados. Embasou-se em teóricos clássicos e contemporâneos, a exemplo de Rifkin (2012; 2016), para tratar da necessidade da consciência da biosfera e da colaboração; Morin (2011; 2018), na perspectiva de valorização da educação para o enfrentamento dos desafios da humanidade; e Schneider (2002; 2019), para discutir o papel das tecnologias digitais nessa problemática. Para situar este estudo no estado do conhecimento e atribuir rigor à pesquisa, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). As buscas demonstraram ineditismo do objeto de estudo, quando considerado em sua integralidade, e a sua relevância na constituição do conhecimento. Os participantes serão 30 estudantes de uma turma na disciplina Geografia. Os principais dispositivos de produção de dados serão a observação participante, o questionário semiestruturado, oficinas com uso de Webquest e o aplicativo Padlet para construir o diário on-line. A análise dos dados será realizada por meio da ATD, consoante Moraes e Galiazzi (2016). A pesquisa encontra-se em andamento, aspira contribuir para a construção do conhecimento e da cultura colaborativa mediados pelas TDIC a partir do campo educacional, e para o desenvolvimento da biofilia e da empatia em escala glocal.