Banca de QUALIFICAÇÃO: TELMA AMÉLIA DE SOUZA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TELMA AMÉLIA DE SOUZA PEREIRA
DATA: 07/12/2021
LOCAL: Recurso Remoto (MEET)
TÍTULO: A inclusão no mundo do trabalho das técnicas em Eletromecânicas egressas do IFS- Campus Lagarto/SE
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Gênero. Divisão sexual do trabalho. Educação Profissional.
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

A educação profissional aparece como possibilidade de qualificação para a população em geral, principalmente nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, elencados em um dos objetivos a oferta de vagas, prioritariamente para a o ensino médio integrado. A ocupação de vagas por mulheres/meninas mostra-se desproporcional em números e mais ainda de conclusões de curso, dificultando a participação no campo da indústria, uma área historicamente organizada com base em elementos patriarcais, com forte divisão sexual do trabalho margeando a participação das mulheres. Nesta direção, o objetivo central desta pesquisa é analisar dificuldades e avanços das relações de gênero na formação profissional e no mercado de trabalho priorizando-se as experiências de mulheres egressas e docentes do Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe. Referencia-se nos pressupostos do materialismo histórico-dialético, em teorias feministas e de gênero para contextualização e problematização do objeto, focalizando conceitos teóricos/categorias de análise como: educação, gênero, divisão sexual do trabalho e educação profissional. A análise epistemológica, portanto, não será realizada do ‘alto’, de um lugar ‘fora da ação cotidiana de pesquisar’ com o apagamento das diferenças. A pesquisa metodologicamente configura-se de caráter qualitativo, do tipo ‘estudo de caso’, integrado na análise, aspectos micro e macro, quais sejam: comunidade acadêmica, instituição, políticas do governo e experiências de mulheres egressas e docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe-Campus Lagarto, com foco no Curso de Nível Médio Integrado em Eletromecânica. As fontes de informação são instrumentos de amparo para o conhecimento produzido sobre o objeto como: a revisão da literatura, documentos oficiais sobre educação profissional e estatísticas de institutos de pesquisa, com destaque para as fontes orais por meio das entrevistas semiestruturadas com os/as participantes da pesquisa. Em coerência com o objeto, o problema, os procedimentos de coleta, tratamento dos dados, será priorizada a análise de conteúdo categorial temática, deixando perceptíveis os dados, tornando-os passíveis de inferências. Dessa forma, penso ser possível contribuir não apenas para a constante ampliação da fertilidade de nossas pesquisas, mas para a politização do conhecimento e para a ampliação de nossa capacidade de articular lutas sociais emancipatórias coletivas que não silenciem as diferenças, a formação das meninas/mulheres nos cursos de ensino médio técnico no IFS é o resultado que espero obter após este estudo.

Presidente - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Interno - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI
Externo à Instituição - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS