Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉMMERLY KAROLINE NASCIMENTO DANTAS LEITE
DATA: 30/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: POMBALISMO E ANTIPOMBALISMO NA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: antipombalismo; pombalismo; história da educação; marquês de Pombal.
PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este estudo pretende analisar as representações pombalinas e antipombalinas na historiografia educacional brasileira, isto é, nos discursos que “narram” e descrevem a história da educação brasileira no período pombalino (1750-1777), buscando apreender o modo pelo qual suas iniciativas referentes à instrução pública são tratadas. Para tanto, servimo-nos da historiografia sobre o período, de manuscritos e demais fontes documentais e legislativas, bem como do suporte teórico da história cultural e dos estudos culturais. A historiografia da educação brasileira perpassa por vários momentos de transição, especialmente no período colonial, durante o qual Portugal controlava a colônia com rigor.