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Banca de DEFESA: MARIA EDNA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDNA SANTOS
DATA: 27/08/2021
HORA: 10:00
LOCAL: on line G Meet (a definir)
TÍTULO: “Exames geraes de preparatorios”: cultura escolar do ensino secundário sergipano (1873-1934).
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Secundário. Ensino Superior. Exames Gerais de Preparatórios. História da Educação. Sergipe.
PÁGINAS: 340
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente tese tem por objeto de investigação os exames gerais de preparatórios em Sergipe,durante o período de 1873 a 1934. O objetivo central é analisar o processo deinstitucionalização destes exames no ensino secundário sergipano, face às contribuições quetrouxeram para as instituições e estudantes secundaristas, a fim de reconstruir parte da culturaescolar por meio das ações e rituais desenvolvidos para o preparo e ingresso dos candidatosnos cursos superiores. O recorte temporal se justifica a partir do levantamento e análise dasfontes. O ano inicial, corresponde ao Decreto nº 5.429 de 2 de outubro de 1873, que validou eimplantou comissões de exames de preparatórios nas Províncias onde não haviam faculdades,a exemplo de Sergipe. O ano final, 1934, foi definido a partir da Reforma Francisco Campos(Decreto nº 21.241 de 18 de novembro de 1932), que suprimiu os preparatórios, dando lugaraos exames vestibulares. Embora a Reforma date de 1932, houve um período de ressalvas eadaptações ao novo regime. Com isto, o ano final foi definido com base na análise do últimolivro de atas localizado, em que foram levantados os resultados dos exames realizados emdezembro de 1934. Para tanto, foram identificadas duas instituições que funcionaram comoaplicadoras dos preparatórios em Sergipe, portanto, lócus da presente investigação: o AtheneuSergipense e o Colégio Parthenon Sergipense, no entanto, sem perder de vista aquelas queformaram a sua clientela para a prestação destes exames. Sobre o caminho metodológicopercorrido, a tese segue aquele pautado nos pressupostos da História da Educação, sob aperspectiva da Nova História Cultural, atendendo aos conceitos de instituições escolares ecapital cultural de Pierre Bourdieu (2013; 1998); exames, de Pierre Bourdieu e Jean-ClaudePasseron (2009); cultura escolar segundo Viñao Frago (1994; 1995); e disciplinas escolares deChervel (1990). As fontes documentais escolhidas, localizadas em acervos físicos e digitais,são múltiplas: regulamentos, decretos, relatórios de presidentes, livros de atas, livros deinscrição, certificados de habilitação, declarações, jornais e o Diccionario Bio-Bibliográfico
Sergipano (GUARANÁ, 1925). Dessa forma, defendo a tese de que os exames gerais depreparatórios, enquanto parte da cultura escolar do ensino secundário sergipano nas últimasdécadas do século XIX e início do XX, trouxeram contribuições significativas tanto para asinstituições envolvidas, quanto para os candidatos que à eles se submeteram. E mais ainda:auxiliaram os jovens estudantes na busca pelo fortalecimento e perpetuação do capitalcultural, tendo em vista que permitiram o acesso aos estudos de níveis mais elevados. Dessamaneira, a pesquisa buscou reconstruir a história de um regime tão criticado pelos clássicos danossa historiografia, contribuindo assim, para a História da Educação sergipana, sobretudopara os trabalhos que pautam as temáticas da avaliação discente e ensino secundário.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Interno - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Externo ao Programa - 3316721 - PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR
Externo à Instituição - RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
Presidente - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Externo à Instituição - SIMONE SILVEIRA AMORIM

Notícia cadastrada em: 09/08/2021 08:35
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