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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANN LETICIA ARAGÃO GUARANY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANN LETICIA ARAGÃO GUARANY
DATA: 17/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: QUE GÊNERO DE CURRÍCULO É ESSE? GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFS
PALAVRAS-CHAVES: Currículo; Formação Docente; Gênero; Sexualidade.
PÁGINAS: 241
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O conhecimento que constitui o currículo está envolvido naquilo que somos e nos tornamos, na nossa subjetividade. Dentre os conhecimentos autorizados a estarem ou não presentes nos currículos das políticas públicas em educação e da formação docente, as diversidades de gênero e sexualidade, especialmente, têm estado no centro das atenções e das tensões atualmente. Nesse sentido, a questão principal desse estudo é: Como as relações de gênero e sexualidade se apresentam nos currículos dos cursos das licenciaturas da área de Ciências Humanas da UFS? A partir disso, a tese tem como objetivo investigar como os discursos sobre gênero e sexualidade constituem e estão constituídos no processo de reformulação dos projetos pedagógicos das licenciaturas em Humanidades da UFS. Neste trabalho, articulam-se estudos foucaultianos, estudos de gênero e feministas ancorados nas pesquisas pós-críticas em currículo, especialmente na perspectiva pós-estruturalista. Para embasar as discussões, selecionamos dez cursos de licenciatura do campo das Humanidades da UFS e procedemos análises documentais das Diretrizes Curriculares Nacionais de formação de professores e as específicas de cada área do conhecimento, dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) em vigor, dos PPC em reformulação ou recentemente aprovados, além de entrevistas semiestruturadas com os presidentes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e docentes responsáveis por atividades ou componentes curriculares identificados como aqueles em que gênero e sexualidade podem/devem ser trabalhados. Argumentamos que são múltiplas as formações discursivas que entram em disputa no processo de reformulação curricular para autorização de saberes sobre gênero e sexualidade e para a constituição das subjetividades docentes afinadas ou não à diversidade ou diferença.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Presidente - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo à Instituição - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA

Notícia cadastrada em: 06/07/2021 09:56
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