Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR NATHAN FONTES SILVA
DATA: 25/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: AUTOCONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA FILOSOFIA OCIDENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Autoconhecimento; Filosofia ocidental; Educação.
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação
RESUMO:
Esta tese apresenta como objeto de estudo o autoconhecimento. Mais especificamente questionamos acerca de como o conceito de autoconhecimento vem sendo trabalhado na área educacional segundo pesquisas realizadas no âmbito da pós-graduação nacional nos níveis de mestrado e doutorado stricto senso. Especificamente, pretendemos: a) realizar uma revisão teórico-conceitual acerca do termo autoconhecimento de um ponto de vista acadêmico (filosófico e científico) ocidental; b) investigar por quais bases teóricas o termo autoconhecimento está circulando na produção acadêmica em educação, incluindo as perspectivas diversas; c) analisar os dados coletados segundo categorias pertinentes ao objeto conforme revisão teórico-conceitual, sendo que poderão ser ampliadas ou reduzidas a depender dos indicativos do material empírico; d) interpretar os dados a fim de formularmos uma síntese acerca da diversidade epistemológica.