Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA DE MORAIS SANTOS BOMFIM

DATA: 18/03/2021
LOCAL: https://meet.google.com/uzs-pskp-uxf
TÍTULO: HISTORICIZANDO A EDUCAÇÃO DO POVO XOKÓ
PALAVRAS-CHAVES: Xokó. Educação Escolar Indígena. Educação formal indígena. Educação Intercultural.

A educação formal junto aos povos indígenas no Brasil iniciou-se no processo de colonização através da catequização dos nativos com a chegada dos missionários, caracterizado como um processo educacional epistemicida. Esta pesquisa tem como foco as primeiras experiências de educação escolar junto/do povo Xokó no Território Indígena Ilha de São Pedro, município de Porto da Folha, estado de Sergipe. Tem como objetivo geral investigar o desenvolvimento das primeiras experiências da educação escolar junto/do povo Xokó no Território Indígena Ilha de São Pedro e como essas experiências foram e têm sido ressignificadas a partir da conquista da modalidade EEI. Os objetivos específicos são: i) descrever as primeiras experiências da educação formal junto/do povo Xokó, Território Indígena Ilha de São Pedro; ii) investigar como ocorreu a criação da primeira escola no Território Indígena Ilha de São Pedro e iii) analisar as relações estabelecidas entre a criação, na legislação brasileira, da modalidade Educação Escolar Indígena (EEI) e o arcabouço administrativo e didático-pedagógico na escola do Território Indígena Ilha de São Pedro. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa e é desenvolvida por meio do Estudo de Caso, com perspectiva histórica. Como colaboradores da pesquisa, contamos com a primeira diretora dessa escola, lideranças, professores e alunos que participaram da fundação da escola da Ilha de São Pedro; a diretora, a coordenadora, os funcionários e os alunos da escola no ano de 2021; e uma pesquisadora que foi responsável por reunir os documentos utilizados no processo judicial que garantiu a conquista do território Xokó. O Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro foi fundado na localidade em 31 de maio de 1996, entretanto, antes da fundação da escola, especialmente nos anos 80, foram realizadas atividades educacionais sacristia da Igreja Católica da Ilha São Pedro.

Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo ao Programa - 4205099 - FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS

Notícia cadastrada em: 08/03/2021 14:39