Banca de DEFESA: JERLANE SANTOS ABREU

DISCENTE: JERLANE SANTOS ABREU
DATA: 23/02/2021
LOCAL: Remoto - google classroon
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CORPO E A PRÁTICA CORPORAL DO CROSSFIT: A CULTURA FITNESS COMO TEMÁTICAS DE ANÁLISE
PALAVRAS-CHAVES: Educação do corpo, Crossfit, prática corporal, cultura fitness.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação

O presente trabalho de dissertação tem como objetivo reflexionar sobre a educação do corpo tendo como recorte a prática corporal do CrossFit analisada sob a temática da cultura fitness na Academia “CrossFit AJU” da cidade de Aracaju-SE. O CrossFit é trazido ao estudo na expectativa de se pensar questões políticas e estéticas por meio desta prática corporal. Por isso, é central para o nosso estudo o conceito de “Educação do corpo”. Nesse sentido, construir em torno do corpo um objeto para ser pesquisado implica considerar que ele só pode existir por meio dos discursos inerentes às suas práticas. Interpelar o corpo por meio de suas práticas implica estudá-las sob o viés da política nas quais elas estão inscritas. As práticas sobre o corpo são moldadas conforme necessidade dos seus usos, em uma dinâmica de espaço e tempo, o que, consequentemente, implica constante variação dos seus diversos sentidos. Esta pesquisa é aportada no interesse de um Programa de Mestrado em Educação, que se justifica como investigação de um objeto amplo em possibilidade de investigação, pois, o Crossfit permite uma série de pressupostos para pensar a educação do corpo no âmbito não formal, bem como uma pedagogia cultural que influencia diretamente no ato educativo do sujeito. Diante das escolhas metodológicas, este estudo se configura como um trabalho de campo, fundamentado em uma abordagem qualitativa na qual assumirá caráter exploratório como tipo de pesquisa. A produção de dados aconteceu em dois momentos. No primeiro momento da pesquisa utilizamos a observação direta como instrumento para um contato prévio como participante-praticante do CrossFit. Na sequência se deu o segundo momento da pesquisa, com a exploração do campo com as ferramentas de coleta de dados: Diário de campo, 23 entrevistas semiestruturadas com questionários abertos aplicados com os professores e alunos. Outro instrumento de coleta de dados foi a observação direta intensiva e análise de produto midiático: o instagran. Com base nisso, e inspirados em ferramentas foucaltianas, esse momento nos conduziu para definição da análise dos dados sobre a perspectiva da análise dos discursos. Diante disso, foi possível identificar uma série de práticas discursivas que acionam modos de ser que assujeitam, objetivam e subjetivam identidades, corpos e sujeitos. Desse modo, alocamos essa empiria e organizamos os resultados em seis seções, a partir destas encontramos unanimidade nos discursos motivacionais, como técnica influente dos modos de educação dos corpos, que produz e conduz os desejos pela via da responsabilização do autogoverno de si. Reconhecemos também, o CrossFit AJU como um dispositivo biopolítico contemporâneo, bem como a manutenção da sociedade disciplinar; a continuidade sob nova roupagem da propagação do padrão ideal de corpos, sujeitos e comportamentos. Contudo, também foram consideradas algumas analíticas como possível ato de resistir à sujeição que cria corpos únicos, interpretado a partir de algumas ações e discursos, que de certo modo, recusa os ideais que conduzem condutas. Assim, registraram-se pequenos atos libertários, à medida que apenas duas entrevistadas, apresentaram elementos para a recusa de modelos normativos, com críticas fundamentadas sobre uma preocupação que não se restringe à estética corporal, mas, a um modo criativo e diferente da dita identidade “crossfiteira”.

Presidente - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Interno - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS